12 grandes garrafeiras do planeta vinho!

São lojas que vão muito além das pequenas preferências do apreciador, locais de culto não só pelos vinhos que acolhem mas, sobretudo, pelo estilo, inovação e desenho. Sim, são verdadeiros templos do Design onde percorrer as prateleiras e escolher um vinho é, só por si, uma prazenteira degustação.

As belezas do vinho austríaco

No país do Grüner Veltliner, a fotógrafa Ellen Ledermüller-Reiner mantém o hábito de recrutar as mais verdes e frescas beldades das adegas locais, para mostrar o lado sexy do vinho. E claro, promover os néctares austríacos...

Iniesta, do Barça ao Airbnb

Joga no Barcelona mas também dá uns toques no Airbnb, o site americano de busca e reserva de quartos, permitindo alugar o todo ou parte da nossa própria casa. Oportunidade para desfrutar o vinho manchego do craque espanhol.
Recebemos a primeira carta do "Narigudo"! E com ela inauguramos um espaço de opinião reservado à Direcção que, estamos certos, será caro aos leitores.

O copo que não entorna

Depois de muitas ideias sem aplicação conhecida, dois criativos e artesãos de San Francisco saíram-se com esta: um copo de vinho que não entorna. O duo do Super Duper Studio garante que está esgotado.

Que vinho bebia o Pai Natal?

Como tantos outros costumes e crenças que se perdem no tempo, para converter os povos que preservavam hábitos pagãos, o Cristianismo tratou de adotar (e adaptar) semelhantes tradições. O Pai Natal não foge à regra.

Do Pão ao Vinho

É o terceiro percurso pedestre, de uma rede inicial de quatro, a ser inaugurado no Concelho de Sardoal. A abertura oficial foi no passado dia 13 de dezembro, sábado.
Cerca de 400 produtores da Adega Quintas de Melgaço vão manifestar-se a 13 de Janeiro, no Porto, contra o alargamento da produção de vinho Alvarinho a todos os concelhos da Região dos Vinhos Verdes.

Jogas, mas dás-me uma garrafa de vinho!

Em terras britânicas há que fazer jus ao conhecido humor local. E José Mourinho sabe-o melhor do que ninguém... Vai daí, a boa disposição do treinador na hora de explicar a estreia de Ruben Loftus-Cheek, médio de apenas 18 anos, com a camisola dos "Blues".

Cabo Verde: lava destrói adega “Sodade”

Uma adega destruída e o corte de uma estrada em Chã das Caldeiras são o resultado do avanço da lava que há quase um mês jorra ininterruptamente do vulcão da ilha do Fogo, em Cabo Verde, noticia a imprensa local.
Barcelos encerrou oficialmente, no passado dia 6, a Cidade do Vinho 2014 com um balanço muito positivo de quase um ano de atividades dedicadas ao vinho, à vitivinicultura, ao enoturismo, à gastronomia e a todo um conjunto de tradições culturais ligadas ao vinho e à vinha.

Vinhos de Inverno em Viseu

Depois da Festa das Vindimas de Setembro, onde participaram mais de oito mil pessoas, o município de Viseu promove este fim-de-semana o salão "Vinhos de Inverno".
A segunda reunião sobre o alargamento da D.O. Alvarinho "correu bem", ainda que sem um acordo definitivo. Monção e Melgaço terão uma nova ronda negocial com a restante região dos Vinhos Verdes ainda este mês.

Certificados de origem gratuitos

O Governo aprovou um decreto-lei que torna gratuita a emissão de certificados para vinhos com Denominação de Origem. Finalmente!
Os vitivinicultores portugueses produziram um total de 6,2 milhões de hectolitros de vinho em 2014, o que representa uma ligeira quebra de 0,8% face à campanha anterior.

Cinema a copo

Festival de curtas-metragens sobre o Vinho, o Wine & Flavours Film Festival decorrerá no final de Janeiro, na Escola de Hotelaria de Lisboa, conjugando vinho e audiovisual. Expressar a riqueza e diversidade do país vinícola é o desafio aos mais jovens.

Quanto vinho bebe cada português?

Os portugueses estão a beber menos vinho. Pelo menos, isto é o que indicam as estatísticas mais recentes: cada residente no território nacional consumiu em média 40 litros de vinho em 2013, um pouco menos do que no anterior, segundo revela o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Vamos lá provar a... bica!

Café e vinho têm mais em comum do que se possa pensar. Pelo menos, se o café em causa for Nespresso: à hora de tomá-lo, ativam-se os sentidos e entramos no domínio da degustação. Universo que a Riedel bem conhece, pois o desenho de copos de vinho está intimamente relacionado com o aroma e sabor do néctar ao chegar à boca. Por tudo isso, nas novas chávenas, perdão, copos da Nespresso, trabalharam 16 escanções!

Douro: produção desce 11%

Dado oficial do IVDP, na última vindima, a produção duriense foi de pouco mais de 246 mil pipas. Menos 11% que as produzidas em 2013 (quase 276 mil pipas).

Vida Rural Premeia Virgo

O novo rótulo da Herdade da Torre do Frade, VIRGO, foi distinguido com o galardão anual da revista Vida Rural, na categoria de Marketing.

ViniPortugal aperta o cinto

A ViniPortugal vai investir 7,1 milhões de euros na promoção externa em 2015, anuncia o presidente desta associação interprofissional, Jorge Monteiro. Valor abaixo dos 7,5 milhões que tinham sido orçamentados...
A diretora comercial do Guia Michelin Espanha e Portugal, considera que a gastronomia nacional está marcada pela "diversidade e criatividade" e tem "um futuro muito promissor".

VCC na BBC

A conservadora televisão britânica elogia a nova imagem dos vinhos portugueses no mundo, com a entrada em cena de jovens produtores como Diogo Albino (Virgo), João Almeida (Camaleão) e Rita Marques (Conceito). Rótulos que sobressaem no meio da multidão, defende a BBC.

Guia Miguelín?

Com sarcasmo q.b., um conhecido chefe da nossa praça chamava-lhe Guia Miquelino. Mas, desdobrando o mapa Michelin para a Península Ibérica, melhor seria chamar-lhe… Miguelín! “Nuestros hermanos” contam 8 (oito!) restaurantes com três estrelas, 21 com duas e 143 com uma!

Carrega Júlio!

A 24 de novembro de 2009, Julio Biosca não queria acreditar. Deitou-se no dia anterior ignorando as chamadas e mensagens a avisar que tinha ganho a mais desejada estrela da restauração. Este ano, decidiu retirar do Guia o estabelecimento que a família gere há 4 gerações.

Ultrapassar a África do Sul até 2020

No Forum Vinhos de Portugal que decorre, esta semana, no Palace Hotel da Cúria, a par das ações de promoção a efetuar em 2015, foi também apresentado o Plano Estratégico para a marca Vinhos de Portugal / Wines of Portugal.

Reguengos depois de Jerez!

Reguengos de Monsaraz foi a localidade escolhida pela Rede Europeia das Cidades do Vinho para suceder a Jerez de la Frontera! Pelo caminho ficam as candidaturas da Bairrada (integrando Cantanhede, Anadia, Mealhada, Águeda e Oliveira do Bairro) e de Monção-Melgaço.

Avillez: haverá duas sem três?

É, sem dúvida, o Chef do momento: multiplica aparições televisivas e em 3 anos abriu 6 restaurantes, passando de 12 para 160 funcionários. Percurso coroado com 2 estrelas Michelin.

Emirates aposta no vinho

A companhia aérea sediada no Dubai anuncia um investimento superior a 400 milhões de euros(!) no seu programa de vinho!
Há 14 restaurantes nacionais “estrelados”, mais 2 que o ano passado. O Algarve brilha como nunca e Lisboa já tem um “2 estrelas”! Mas ainda não é desta que Portugal merece a nota máxima, que distingue uma “cozinha excepcional, que justifica a viagem”.

Madeira, uma alegria!

Longe vai o tempo em que exultávamos com referências na imprensa internacional. Mas, no caso do The Telegraph, o elogio ao Vinho da Madeira tem um significado especial: o mercado dá sinais de madurez, erradicando o péssimo hábito britânico de associar o néctar madeirense ao uso culinário…

Como rejuvenescer Velhotes

O maior banco privado venezuelano entrou no negócio do Porto quase por acaso. Concluída a reestruturação da Sogevinus, deixam claro que é para ficar.

Beba vinho. Pela sua saúde!

É recorrente a indústria valer-se do chamado Paradoxo Francês para enaltecer os benefícios do vinho. Mas raras são as pesquisas independentes, de teor científico, sobre as propriedades do resveratrol.

Futuro do turismo à beira mar plantado

Essa é a receita de um estudo internacional que se debruçou sobre o sector turístico de 10 países: diversificar a oferta para se manter como destino preferencial.

Crochet Pentaward

Já foi o enésimo êxito no Clube. Agora é Pentaward! Graças ao design de Rita Rivotti, a garrafa do Crochet recebeu a medalha de ouro nos Pentawards, o maior galardão internacional de design de 'packaging'!
Salve as devidas proporções, foi isso que aconteceu ao cliente de um restaurante norte-americano: ficou em choque com o preço do vinho que tinha bebido. Ignorância dele e da empregada, que sugeriu um tinto californiano de 30... Perdão, 3000 euros!
É a oportunidade para conhecer o engenheiro informático e "Wine Blogger" que melhor soube cavalgar a onda do vinho na net: André Ribeirinho. Uma rede social, um código de identificação de vinhos e um copo inteligente valeram-lhe o reconhecimento da indústria!