SOALHEIRO, VARIAÇÕES SOBRE A ALVARINHO

Projecto com 35 anos de idade celebrados em 2017. Uma das marcas mais antigas de Alvarinho. Aliás, a identidade do projecto está intimamente relacionada e fundada na casta rainha da região dos Vinhos Verdes – a Alvarinho. O ímpeto, afável e conhecedor de Luis Cerdeira, reflete a missão do projecto elevar o nome da casta, da sub-região e da região.
Andrés Iniesta, futebolista do Barcelona que vai abandonar a equipa na próxima temporada, tem estado sobre o olhar atento de vários clubes chineses, que até admitem comprar vinho para o convencer.
De acordo com a organização Internacional da vinha e do vinho (OIV) o preço dos vinhos deverá aumentar, na sequência daquele que foi o pior dos últimos 60 anos, no que à produção de vinícola mundial diz respeito.
O impacto dos movimentos feministas em busca de uma maior igualdade de género pode ser sentido um pouco por toda a parte e o mundo dos vinhos não é excepção. De acordo com Cathy Hughe, jornalista da Forbes as mudanças estão à vista.

VINOTERAPIA SERÁ BENÉFICA PARA A PELE?

Esta parece ser a nova tendência em crescimento nos Spas: a ideia é proporcionar os benefícios da vinhoterapia, num banho de imersão de tinto. A prática é especialmente famosa em França e Itália, e, recentemente chegou a Inglaterra. Mas apesar de esta ser uma prática em crescimento, nem todos estão de acordo: será este banho benéfico ou prejudicial para a pele?

UMA VERTICAL DE QUINTA DA GAIVOSA

A prova iniciou-se com visita às instalações, à vinha e à adega (recentemente inaugurada, em 2015) A atenção à orgânica, ao detalhe e ao respeito pelo Douro; o pragmatismo e a dedicação mostram-se mais tarde nos vinhos em prova. Aqui tudo é - foi e será feito - em função do imenso património (de vinha) que se continua a cuidar, mantendo-se e preservando-se com enorme respeito pelo terroir de xisto, com exposições e altitudes únicas.

“DARK WINE” – O NOVO VINHO DA MODA ?

Se tentar enumerar todas os tipos de vinho que pode encontrar, provavelmente tinto e branco são os primeiros que lhe vêm à cabeça. Rosé também será facilmente reconhecido ou verde (cujo nome não tem a ver com a cor mas sim com o ponto de maturação das uvas quando são colhidas).
Quando se fala em França, a primeira cidade que nos vem à cabeça é Paris e, quando o tema são Parques temáticos, Disneyland é a escolha da maioria dos turistas.
A empresa criadora da marca de uísque Johnnie Walker – Diageo – decidiu criar uma versão feminina da marca: Jane Walker. A versão estará à venda nos EUA a partir do mês de Março, numa edição limitada de 250 mil garrafas.
Os autodenominados membros do grupo de produtores e enólogos franceses “CRAV” irão a julgamento em Montpellier, França, no próximo mês de marco.

FAMÍLIAS DO VINHO.

Alguns historiadores atribuem (apenas) ao Marquês de Pombal o papel pioneiro na criação da mais antiga região demarcada do mundo – a região do Alto Douro. Mas na verdade, esta demarcação foi muito mais que uma decisão de um “político iluminado” e sim o resultado de um desenvolvimento económico e social, a Norte de Portugal, o qual se ficou sobretudo a dever à dinâmica de estruturas familiares, muitas das quais se constituíram nas elites do país.

QUANTO MAIOR O COPO, MAIOR O CONSUMO?

Pode parecer estranho mas esta questão tem dado que falar e o consenso está longe de ser alcançado: o tamanho do copo onde se serve o vinho pode influenciar o consumo? Alguns acreditam que sim, outros nem tanto.
Há pessoas que assimilam facilmente e são desinibidas o suficiente para que quando chega o momento da falarem uma língua, que aprenderam recentemente, fazem-no sem problema. No entanto, nem todos somos ‘barras’ a línguas ou poliglotas e para aqueles a quem os nervos são uma companhia constante mas indesejável, talvez o álcool seja a solução. Calma, álcool sim, mas com moderação. Foi isso que foi reforçado num estudo publicado recentemente no Jour

FAMÍLIAS DO VINHO

Alguns historiadores atribuem (apenas) ao Marquês de Pombal o papel pioneiro na criação da mais antiga região demarcada do mundo – a região do Alto Douro. Mas na verdade, esta demarcação foi muito mais que uma decisão de um “político iluminado” e sim o resultado de um desenvolvimento económico e social, a Norte de Portugal, o qual se ficou sobretudo a dever à dinâmica de estruturas familiares, muitas das quais se constituíram nas elites do país.

MOLDÁVIA TEM AEROPORTO DEDICADO AO VINHO.

“Vinho da Moldávia” é o novo nome do aeroporto antigamente conhecido por Aeroporto internacional de Chisinau. Este nome foi escolhido através de uma votação online.
O ministro da Agricultura Russa incentivou recentemente o seu povo a beber mais vinho, de forma a melhorar a saúde pública. À primeira vista pode parecer estranho mas num país conhecido por usar e abusar da vodka, talvez uma mudança para algo mais soft possa trazer resultados positivos.

BEBER PARA CRIAR?

“Bebe álcool? Claro, eu acabei de dizer que sou escritor…”- a resposta é de Stephen King, um famoso escritor americano de livros de terror e ficção. Se à primeira vista pode parecer uma resposta disparatada, a verdade é que um recente estudo realizado por cientistas austríacos vem demonstrar exactamente o contrário.

NUNCA COZINHE COM O VINHO DE COZINHA ....

Quando as receitas exigem um vinho como ingrediente o dilema é sempre o mesmo: como escolher o vinho? Esta é uma das perguntas legítimas e que já ocorreu a todos aqueles que cozinham regularmente… e parece que a resposta é mais simples do que podia pensar.
Um museu nos EUA descobriu uma colecção de vinhos da Madeira produzidos no final do século XVIII. Os funcionários do Museu Liberty Hall da Universidade de Kean, em Nova Jersey, encontraram uma colecção de vinho da Madeira que remontam a 1796. Tudo aconteceu enquanto trabalhavam num projecto de restauração da sua adega.

VINHO NO ESPAÇO? É POSSIVEL.

Cientistas do Sistema de Produção de Vegetais da NASA – conhecido por Veggie – afirmam que a “viticultura espacial” poderá vir a ser uma realidade próxima, com o uso da tecnologia adequada. A Veggie desenvolveu já uma grande variedade de culturas de legumes e vegetais na Estação Espacial Internacional (EEI) para “divertimento dos astronautas”.
De acordo com os investigadores do Instituto de Educação da Universidade do estado de Pensilvânia, nos Estados Unidos, 1 em cada 6 pais oferecem a primeira bebida alcoólica aos seus filhos quando estes atingem os 14 anos de idade. A intenção parece ser boa – o objectivo é educá-los desde cedo para os perigos do consumo excessivo, incentivando-os a beber de forma moderada e responsável – mas as consequências nem tanto: é que os estudos são claro
Mais do que a matemática, a música ou mesmo o famoso quebra cabeça sudoku: o vinho volta a ser apontado como um dos melhores aliados da saúde mental pela Escola de medicina de Yale.
O conhecido produtor Miguel Torres afirmou que a sua empresa - Bodegas Torres, o mais importante produtor de vinhos de Espanha - está a implementar um projecto de investimentos sustentado no investimento anual de mais de 10% dos seus lucros, com o objectivo da sua empresa se tornar totalmente neutra quanto à produção de carbono.
“Rooftop Reds” é o nome dado à "primeira vinha do mundo, plantada num telhado de um prédio que – segundo os seus criadores - será comercialmente viável". A vinha, plantada num terraço na cidade de Nova York, terá a sua primeira produção pronta a ser vendida por 1.000 dólares a garrafa, a partir de 2019, segundo anunciaram os proprietários.

SUGAR WINE

Aquele que é hoje em dia um dos mais populares e poderosos ingredientes da indústria alimentar (esse truque de magia chamado “açúcar”) já há muito invadiu a indústria do vinho. Do novo ao velho mundo. Do Sul ao Norte, um pouco por todo o lado.
Um McLaren 570GT bateu o recorde do leilão de vinhos do Naples Winter Wine Festival na Florida, ao ser arrematado por 480,000 dólares.
A cadeia de supermercados inglesa Saibury’s acaba de lançar nas suas lojas o seu primeiro vinho chinês, produzido pela Changyu sob a marca “Noble Dragon Red”, aproveitando a proximidade das festividades do novo ano chinês.

O ESTRANHO CASO DA TOURIGA NACIONAL

Há alguns anos alguém se lembrou (bem…) que Portugal tinha uma casta tão boa e tão diferenciada de tudo a resto que há espalhado pelo mundo, que nela nos podíamos basear como sendo um dos pilares da nossa estratégia de marketing a nível internacional.

MARCAS FANTASMA

Na gíria dos compradores de vinho da grande distribuição, uma marca fantasma é um produto que tem o seu preço hiperinflacionado, com o objectivo de se realizarem acções promocionais extremamente agressivas, normalmente acima dos 50%, 60% ou mais.

FROM SPAIN WITH LOVE

Um experiente operador do mercado do vinho costumava dizer por graça que já tinha passado por duas guerras, mas nunca lhe tinha faltado vinho para vender. A verdade é que ele lá teria as suas razões … A realidade é que Portugal, apesar da sua grande diversidade entre regiões, não deixa de ser um pequeno ou médio produtor de vinho, quando em comparação com o vizinho do lado - Espanha.

A INDÚSTRIA DOS CONCURSOS

Já foi mais comum que nos dias de hoje, mas ainda é fácil encontrarem-se garrafas de vinho em exposição, das prateleiras dos supermercados às lojas da especialidade, ostentando de alto a baixo coleções de medalhas e prémios, com as mais variadas cores e designações.
É já no final deste mês que se realiza a terceira edição do Wine and Flavours Film Festival, um festival dedicado ao vinho, sabores e sétima arte, que troca as famosas pipocas por um bom copo de vinho.
Um estudo inglês mostra que ninguém gasta mais dinheiro em vinho do que o povo Suíço. As razões para tal explicam-se pelo preço elevado a que este é posto à venda mas também por um enorme consumo.
Vinhos falsificados são cada vez mais recorrentes, principalmente nos grandes mercados de vinho, como é o caso da Berry Brothers, o mais antigo no Reino Unido. Para garantir que não se vendem vinhos falsificados, a empresa contratou um detective de vinhos
Clare Potts, uma blogger de moda, decidiu adaptar o seu frigorífico tornando o compartimento de refrigeração da água num refrigerador de vinho. Mal podia esperar, que ao publicar as fotografias da sua nova engenhoca, estas se tornariam virais.
Combina a riqueza do tinto e a frescura do branco: o vinho laranja parece ser o tipo de vinho a ter em conta no próximo ano
António Raminhos, Pedro Fernandes e Luís Filipe Borges: os três humoristas lançaram esta segunda-feira, no Palco do Teatro Armando Cortês, o 3 Podas, um vinho tinto solidário. Os humoristas não vão lucrar um cêntimo com esta produção, sendo que por cada garrafa vendida, um euro reverte a favor da Casa do Artista.
Game of Thrones, uma das séries mais famosas da actualidade vai ter no inverno de 2017, vinhos dedicados às personagens da mesma. A ideia foi criada pelo canal de televisão norte-americano HBO em parceria com a empresa de vinhos californiana, Vintage Wine Estates.

SE FUMAR BEBA TINTO

Claro que o melhor é sempre não fumar, mas caso não consiga resistir antes de o fazer beba um copo de vinho tinto. Quem o aconselha são os investigadores da Universidade de Saarland, na Alemanha, que realizaram um estudo, publicado na passada terça-feira pelo The American Journal of Medicine.
Uma verdadeira relíquia. O vinho que a Real Companhia Velha apresentou ao mercado, numa edição limitada (260 garrafas) é uma forma de comemorar mais de dois séculos e meio de história.

NORUEGA: UMA APOSTA PORTUGUESA COM CERTEZA

O vinho português é cada vez mais apreciado pelo povo norueguês conhecido por gostar do tradicional. Como adiantou uma fonte da Viniportugal à agência Lusa os noruegueses preferem "vinhos provenientes do mundo velho, que são bastante associados às raízes e tradição". É o caso do vinho nacional, o que tem levado a uma aposta cada vez maior neste mercado.
A grande maioria das pessoas associa o acto de beber um copo de vinho a algo sofisticado e que evidencia classe. Ora, se beber vinho é sofisticado é normal que quem o faça directamente da garrafa seja automaticamente rotulado de “mal educado” e “sem maneiras”. No entanto esta conotação pode ter os dias contados e beber vinho da garrafa pode mesmo passar a ser moda (e quem sabe chique).
A proposta OE para 2017 apresentada recentemente no Parlamento prevê novo aumento de 3% do imposto sobre a cerveja, bebidas espirituosas e vinhos licorosos, o que deixou a Associação Portuguesa dos Produtores de Cerveja (APCV) num estado de "profunda desilusão".
Üllo é um filtro de vinho que promete tornar as suas manhãs de sábado bem mais fáceis. Este produto elimina os sulfitos do vinho, os conservantes que são colocados na bebida e que são os principais originários das dores de cabeça (a que na gíria apelidamos de ressaca) que temos depois de uma noite em que bebemos demais.
É a mais recente novidade no mundo dos vinhos: uma quinta vitivinícola situada na região de Abruzzo, em Itália, acaba de inaugurar uma fonte de vinho totalmente grátis, disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.
A feira de promoção de vinhos Wine In Azores é já uma imagem de marca da ilha de São Miguel: na sua oitava edição o palco escolhido é o Parque de Exposições da Associação de Agricultores de São miguel, na Ribeira Grande.
O Centro Cultural de Belém recebe nos próximos dias 14 e 15 de Outubro a “Grande Prova Mediterrânica: Azeite e Vinhos do Alentejo”, organizada pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) em parceria com a Casa do Azeite.
O Kongresshaus Zurich é o palco escolhido para receber nesta segunda-feira, dia 3 de Outubro aquela que promete ser a maior prova de vinhos de que há memória no país do chocolate.
Portugal pode orgulhar-se dos resultados obtidos nesta competição organizada pela CERVIN (Centro de Investigação, Estudos e Valorização da Viticultura de montanha – sigla italiana) que premeia os melhores vinhos com origem em condições e zonas particularmente difíceis.
Só começa em novembro mas as inscrições para o concurso Tejo Gourmet terminam no final deste mês, naquela que é já a 7ª edição. “Surpreenda-nos”. É este o apelo da Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo em parceria com a Comissão Vitivinícola Regional, aos chefes dos restaurantes que queiram participar na 7ª edição do Tejo Gourmet que tem início a 5 de Novembro.
É entre os dias 18 e 25 de Setembro que tem início a 1ª edição do Lisbon Beer week na LX Brewerv, um festival internacional que se estreia agora em Portugal.
No mercado americano desde 2009, este ano as vendas de vinho enlatado registaram um crescimento assinalável e esta é já uma nova tendência no mercado vinícola norte-americano. Em Portugal, já latas de vinho à venda, mas ainda não se pode falar de um consumo significativo.
As previsões do Instituto Nacional de Estatística no final de Julho apontam para que 2016 seja de retrocesso na produção de vinhos em quase todas as grandes regiões vinícolas
O estágio em alto mar das três mil garrafas de vinho do Douro que embarcaram em direcção ao Canadá terminou. Os produtores que acompanharam o processo afirmam que os vinhos voltam com características únicas .
O próximo mês de Maio é de aposta forte no reforço da implementação dos vinhos portugueses no mercado asiático: vários seminários e provas de vinho vão realizar-se em três cidades chinesas, num evento organizado pela ViniPortugal.
Pelo quinto ano seguido, Vila Nova do Foz Côa recebe o Festival do Vinho do Douro Superior, que se realiza já no próximo mês de Maio.
É um português que vai liderar a Rede Europeia de Cidades do Vinho (RECEVIN). A candidatura da Associação de Municípios do Vinho (AMPV) foi a aprovada para comandar esta rede europeia, no acto eleitoral que decorreu na passada sexta-feira: como consequência, José Calixto foi o nomeado para assumir a Presidência da RECEVIN.
Um estudo da Universidade de Columbia prevê o fim de algumas das colheitas mais famosas do mundo e o aparecimento de novas zonas de produção, em virtude das alterações climáticas.
O ano de 2015 fechou com um balanço positivo nas exportações de vinhos portugueses. Não que se tenha vendido mais, mas o preço médio de venda aumentou.
É um zero à esquerda na cozinha? Não percebe nada de vinhos? A comida tailandesa é a sua paixão? Quer aperfeiçoar os seus dotes culinários? Se a resposta a alguma destas perguntas é sim, então o Mercado da Ribeira será o local ideal para si durante o próximo mês.

MERCADO GOURMET REGRESSA AO CAMPO PEQUENO

Na 5ª edição do Mercado Gourmet e vinhos, a primeira com este nome, a grande novidade do evento é a sua extensão ao primeiro andar da praça onde dará a provar uma gama alargada de bebidas nacionais.
Dados relativos ao ano de 2014 mostram que os Estados Unidos da América já ultrapassaram Angola como o principal mercado dos “Vinhos de Lisboa”
A Revista de Vinhos e a Revista Wine premiaram (em dois eventos distintos) os melhores vinhos, personalidades, restaurantes, destinos vinícolas e muito mais, relativos ao último ano.

COMPRA DE VINHOS AUMENTOU EM 2015

Nos primeiros 9 meses do ano de 2015 foi registado um aumento das vendas de vinho em 2,7% face ao ano anterior, o equivalente a 13 Milhões de Euros.
Os resultados do Concurso “Melhores Vinhos do Alentejo 2015” da Confraria dos Enófilos do Alentejo foram anunciado no passado dia 21 de Novembro.
A colheita de 2015 na região do Alentejo sofreu um decréscimo em relação a 2014. Mas a qualidade é "fantástica".
A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana lançou nas redes sociais (Facebook) o jogo "Cacho Dourado". Todos os utilizadores são convidados a embarcar na experiência virtual de uma produção de vinhos no Alentejo.
A vindima na região de Lisboa já é considerada a melhor das últimas duas décadas, com a produção de 125 milhões de quilogramas de uva e de 100 milhões de litros de vinho, segundo a Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa. "Foi uma óptima campanha.
Novos vinhos de montanha Mont’Alegre têm uma característica que o distingue de muitos outros: o estágio e envelhecimento são feitos a mil metros de altitude
A cidade Europeia de 2015, Regengos de Monsaraz recebe a 14 e 15 de outubro a conferência Internacional do Vinho e da Vinha
Durante mais uma edição da "Festa do vinho Madeira" o secretário regional da economia, Turismo e cultura da Madeira abriu o livro, revelando que existem conversações para levar esta festa a toda a ilha da Madeira

JÁ ARRANCOU A 2ª EDIÇÃO DO PORT WINE DAY

Vai durar 11 dias e conta com seminários, visitas a caves e museus, jantares vínicos, provas, cocktails, e muito mais: arranca esta quinta-feira a 2ª edição do Port Wine Day que visa celebrar a região demarcada do Douro
17 e 18 de Outubro são os dias em que vai decorrer mais uma edição da “Grande Prova Mediterrânea – Azeites e vinhos do Alentejo em Lisboa”, no Centro Cultural de Belém (CCB)
O mais recente anúncio de uma produtora de vinhos do Reino Unido cumpriu com certeza o primeiro objectivo de qualquer anúncio: causar impacto. A forma que usou para atingir esse fim é que parece não ter agradado a todos
É inegável. O vinho português é cada vez mais apreciado pelos americanos, os números não enganam: de janeiro a maio a exportação de vinhos portugueses para os EUA aumentou cerca de 19.5% e nas principais revistas estão em constante destaque
O Serviço Federal Russo de Defesa dos Direitos dos Consumidores e Bem-estar Humano (Rospotrebnadzor) proibiu esta segunda-feira a importação de três vinhos produzidos nos EUA, após terem sido identificados substâncias potencialmente nocivas.
Vinho tinto Porca de Murça, da marca de vinhos Real Companhia Velha, foi premiado com tripla distinção pela mais prestigiada revista de vinhos internacional.
Desde 2012 o crescimento das exportações de vinhos portugueses tem sido notório e tem batido vários recordes. Este crescimento valoriza o vinho nacional, no que se refere ao seu peso na fileira agro-alimentar, tendo-se conseguido em 2014 melhorado o seu preço médio.
Ao contrário do que muitos podem pensar, o consumo de algumas bebidas alcoólicas pode fazer bem à saúde. Em doses moderadas, o vinho e álcool são até recomendáveis, podendo trazer vários benefícios ao sistema imunitário.

VINHOS DE LISBOA CRESCEM MAIS DE 25%

Os vinhos de lisboa são cada vez mais procurados. O consumo disparou: só na primeira metade de 2015, foi claramente superior ao verificado no ano passado, verificando-se um crescimento de 26%

SUNSET WINE PARTY ESTÁ DE VOLTA

40 Vinhos diferentes, petiscos e sushi, um spa, música e uma vista sobre o Douro: é o cenário previsto para mais uma edição da Sunset Wine Party.
A vinicultura Francesa tem estado em destaque depois de recentemente os vinhos da região da Borgonha e de Champagne terem sido designados património mundial da Unesco.
Plantada no estrangeiro e elogiada pela crítica, a casta Touriga Nacional é actualmente considerada a nível internacional a embaixadora dos vinhos portugueses. A Touriga Nacional é a casta mais nobre e internacionalmente de maior prestigio dos vinhos de Portugal.

NOVA LEI DO ALCOOL PROIBE CONSUMO A MENORES

A partir desta quarta-feira, apenas é permitida a venda e consumo de álcool a maiores de idade. A lei visa combater o consumo precoce de bebidas alcoólicas, uma realidade cada vez mais comum entre os jovens portugueses.

DIETA MEDITERRÂNICA EM CONCURSO NACIONAL.

A dieta mediterrânica é o tema do concurso “Melhor Restaurante de Portugal 2015”, promovido pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) e pela Casa do Azeite, ao qual podem concorrer todos os restaurantes do país.

NOS BASTIDORES DA VINEXPO.

Este ano a comitiva portuguesa presente na Vinexpo, em Bordéus, foi das mais reduzidas de sempre (80 produtores no total), tendo a Viniportugal organizado a participação na feira a pouco mais de 40 operadores.

CHINESES ÀS COMPRAS EM BORDÉUS

Apesar de se verificar nos últimos meses um decréscimo nas exportações dos vinhos de Bordéus para a China (o principal mercado destes vinhos franceses a nível mundial), os empresários chineses continuam a investir na compra de châteaux franceses. Na realidade, este tipo de investimentos é considerado hoje pelos chineses como um troféu empresarial, para além de serem vistos como negócios muito seguros e sofisticados.
O mercado de vinhos em Portugal cresce em volume no primeiro trimestre de 2015 mas o preço médio cai.

O ALVARINHO QUANDO NASCE JÁ É PARA TODOS.

Através da portaria publicada, no passado dia 26 de Maio, em Diário da República, foi resolvida a polémica sobre a possibilidade de os vinhos de Monção e Melgaço poderem usar a menção “Alvarinho” na sua rotulagem, independentemente de serem ou não da Denominação de Origem “Vinho Verde”.

CRÓNICA DO NARIGUDO

A prestigiada revista americana Wine Spectator publicou recentemente um artigo, descrevendo um teste no qual fora proposto a três prestigiados enólogos americanos que elaborassem um vinho da casta Pinot Noir, em três regiões completamente distintas.

70 PRODUTORES NO FESTIVAL DO DOURO SUPERIOR

A 4.ª edição do ‘Festival do Vinho do Douro Superior’ decorre nos próximos dias 22, 23 e 24 de Maio. Esta iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa, visa divulgar esta sub-região como produtora de vinhos de elevada qualidade e com identidade e carácter únicos.
O novo regime de autorizações para plantações de vinhas em Portugal será objecto de um decreto lei que está prestes a ser assinado pelo Presidente da República, para entrar em vigor a partir de 1 de Janeiro de 2016.

INTERNATIONAL WINE CHALLENGE 2015

Portugal obteve 617 medalhas na edição deste ano do mais prestigiado concurso internacional – o International Wine Challenge,

Quando a melhor tática é o… vinho!

O holandês Van Gaal elogiou o papel do seu guarda-redes na suada vitória do Manchester United sobre o modesto Crystal Palace (1-2). Mas os papéis do técnico para o jogo, revelam outros detalhes táticos...

Porto Ferreira de 1815 bate recorde!

Em plena Torre de Londres e após dois breves minutos de licitações, entre armaduras e jóias da coroa britânica, o quinto a levantar a raquete ouviu o ansiado “1, 2… 3, vendido” após um lance de 5 mil libras (6800 mil euros).

Festival Ibérico regressa a Setúbal

De dia 30 de abril a 3 de maio, os vinhos de Portugal e Espanha vão estar em destaque na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, na 2.ª edição do Festival Ibérico do Vinho.

Bruxelas apoia promoção do vinho verde

A Comissão Europeia vai cofinanciar com quase 1 milhão de euros um programa de promoção de vinho verde português no mercado europeu proposto pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), anunciou o executivo comunitário

Concurso concorrido

A edição de 2015 do Concurso Vinhos de Portugal conta já com 900 vinhos inscritos. Menos centena e meia que o ano passado. A primeira fase de inscrições termina hoje, dia 22 de abril. Até ao fim do mês, a inscrição comporta multa.

ANEBE aplaude intenção do Governo

O secretário-geral da Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas, Mário Moniz Barreto, aplaude a intenção do Governo de proibir o consumo de todas as bebidas alcoólicas, incluindo cerveja e vinho, a menores de 18 anos.

Vinho e cerveja igual a espirituosas

O Ministério da Saúde confirmou que a lei do álcool vai ser revista, para interditar a venda e cedência de cerveja e vinho a menores de 18 anos. A lei em vigor permitia que os maiores de 16 anos pudessem comprar apenas essas duas bebidas alcoólicas.

Ele há copos e… copos!

Beber vinho num piquenique, num concerto, numa ida à praia ou enquanto passeia, é possível. A ideia da Split Wine é para degustar em diferentes momentos e todo tipo de locais, mesmo quando nos esquecemos do saca-rolhas.

França elege “Master of Port”

As inscrições foram prolongadas até 15 de Abril e dão o pontapé de saída para cinco meses de competição que passam por selecções regionais até à prova final de 28 de Setembro na Embaixada de Portugal em Paris.

Porto: regressou o Adegga WineMarket

Voltou este fim de semana à Invicta o evento vínico promovido pela comunidade de enófilos Adegga, com centenas de rótulos e dezenas de produtores.

Crónicas do Narigudo V - O melhor do mundo

Já não se conseguem contar pelos dedos de uma mão a infinidade de vinhos nomeados como “o melhor vinho do mundo”. Os produtores exultam, claro. Pois de facto muitos consumidores acreditam que algo como “o melhor Syrah do mundo” ou “o melhor vinho branco do mundo” pode estar ali à mão de semear, no supermercado ou na loja da esquina...

Um dia, os rótulos serão assim...(?)

Prossegue a cruzada das autoridades norte-americanas contra a obesidade. E claro, as bebidas alcoólicas que acompanham ementas de “fast-food” não escapam ao zelo nutricionista da FDA (Food and Drug Administration), vinho incluído.

Porto: fim do “Love Affair” inglês?

A tradição até pode ser o que era, mas, só por si, não chega para alimentar o namoro com os apreciadores britânicos. Muito menos para cativar novas gerações para um vinho cada vez mais associado a uma bebida dos mais velhos.
Não se trata aqui de vinhos que enchem a boca da crítica. São, isso sim, os rótulos que enchem prateleiras, em todo o mundo! Ao contrário do que muitos julgam, os verdadeiros motores da indústria.

ASAE apreende vinho “adamado”

A fraude terá sido descoberta quando a ASAE detetou um vinho suspeito num restaurante de Sines, que o servia ao consumidor final em garrafas de Moscatel de marcas registadas.
A Sony adquiriu os direitos do romance de Benjamin Wallace e a adaptação ao cinema de “O Vinagre do Bilionário: mistério da garrafa mais cara do mundo” está a ser preparada há anos por Michael Brandt e Derek Haas.

OIV na Cidade do Vinho

Uma deferência da OIV com a planície e com a iniciativa de Reguengos de Monsaraz, respondendo assim ao convite endereçado por Frederico Falcão, Presidente do Instituto da Vinha e do Vinho.

Quanto mais forte, melhor?

À partida, podíamos pensar que o sabor será mais intenso quanto mais forte for o vinho. Mas, segundo uma equipa de investigadores espanhóis, é precisamente ao contrário que tudo se processa no nosso cérebro.

Smartphone, Smartbottle

Garrafas com luzes LED ou sensores de película para rótulos inteligentes, tudo operado por aplicações de telemóvel. Estão aí as “smart bottles”! Resta saber, para quando no vinho…?

Conferência sobre cidades de rio e vinho

O centro histórico de V.N. de Gaia é o tema da conferência "Cidades de Rio e Vinho - Memória, Património e Reabilitação", marcada para amanhã e depois, nas Caves da Calém.

Haja Juízo

O Tribunal de Aveiro decidiu arquivar o procedimento criminal contra um sem-abrigo, pelo furto de vinho no valor de 99 cêntimos. Os factos remontam há precisamente um ano, março de 2014, quando o arguido saiu de um supermercado Minipreço com um pacote de vinho, sem pagar.

TOP 15 Rótulos Eróticos (Parte II)

Com a publicação das últimas 5 entradas do TOP, fica completa esta extraordinária coleção. Sem dúvida uma das mais detalhadas amostras reunidas sobre o recurso ao erotismo, como ferramenta de marketing do vinho.

América alarmada com arsénio no vinho

Há uma queixa em tribunal contra 28 adegas californianas, alegando que o consumo de 2 ou 3 copos por dia de alguns vinhos mais baratos – abaixo dos 10 dólares – a prazo, pode ser tóxico. Entre os acusados figuram “best-sellers” do vinho nos “States”, como a Beringer ou a Sutter Home

Música em cartaz no Lagoa Wine Show

Um cartaz recheado de artistas para acompanhar os vinhos do Sul e dar música ao Lagoa Wine Show, no primeiro fim de semana de Abril, dias 2 a 4, no Centro de Congressos do Arade (Lagoa).

TOP 15 Rótulos Eróticos (Parte I)

Que o sexo vende, todos o sabem. Carros, roupas, comida, lazer… porque não vinho? Claro, depois há quem tome o assunto à letra, em sentido lato ou restrito, bom ou mau gosto e todo o tipo de resultados. Cabe ao leitor apreciar e decidir, sobre a mais completa colecção alguma vez reunida.
Certo, não há pior... Depois de partilhar umas garrafas com amigos, acordar na manhã seguinte com aquele peso na cabeça, com uma bola de hóquei em patins no cérebro. Pragmatismo americano, em vez de moderar o consumo do tinto favorito, porque não manipular o vinho, eliminando os compostos que provocam o mal-estar!?

Mangualde tem nova casa do Vinho

Da videira até à mesa, passando pela elaboração tradicional, todo o ciclo do vinho na sub-região Dão-Lafões passa a ser explicado no centro interpretativo instalado na Adega Cooperativa de Mangualde. Uma obra que custou cem mil euros, projeto financiado pelo Proder (Programa de Desenvolvimento Rural).

Der Sterne! As estrelas da feira...

Disputam a atenção de 40 mil visitantes, entre quase 6 mil expositores de 50 países. Em apenas 3 dias e num aglomerado como a Messe, de Dusseldórfia. Não é para todos. São as estrelas da feira. E algumas falam português…

Machete elogia representação na ProWein

O Ministro dos Negócios Estrangeiros elogiou o vinho português e garantiu apoio às exportações na ProWein 2015, onde estão presentes 333 empresas e entidades portuguesas ligadas ao sector.

O Mundo ao contrário

É o momento alto que o vinho aguarda durante todo o ano. Por cá, as videiras mal despertaram do seu repouso vegetativo, com os primeiros dias de sol a acordarem a planta obrigando-a a “chorar”, mas, no hemisfério Sul, o outono austral bate à porta (20 de Março) e a vindima culmina mais um ciclo vegetativo

Vinho não é investimento

Em declarações à agência Reuters, Robert Parker considera que somando os custos de armazenamento, a lenta valorização e os riscos associados ao vinho, um bem perecível e de fácil deterioração, faz com que o investimento nesta área nem sempre dê frutos.

Symington puxa o lustro à Cockburn

Se a ideia do grupo Symington era deixar o “trade” londrino de cara à banda, convertido ao passado e historial Cockburn em matéria de Porto Vintage, a avaliar pelo nível da prova tê-lo-ão conseguido.
É um barómetro fiel dos rótulos mais procurados (e caros) do planeta e seguramente aquele que melhor reflete as flutuações do exigente mercado britânico. Atualizado mensalmente, o Liv-ex 100 voltou a descer em Fevereiro, ao contrário do sub-índice “Resto do Mundo 50” que continua a subir, mesmo em contraciclo, em grande parte devido ao vinho do Porto.

Herança portuguesa

Todos os anos por esta altura, nos inícios de Março, o vinho é a grande atração do território, durante os 5 dias do festival Wine & Dine. Na edição de 2015, quase 30 mil pessoas acorreram aos stands dispostos em redor da lagoa artificial do luxuoso Venetian Macao.

Nem tudo o que reluz é… vinho.

Apesar da expetativa e mediatismo em redor de um festival gastronómico em Charleston, Carolina do Sul, o vinho naufragado em 1864 estava estragado. Era mais água salgada e enxofre…
O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, I.P. (IVBAM) em conjunto com cinco empresas exportadoras de Vinho Madeira – Henriques & Henriques; Justinos Madeira Wines; H.M. Borges; Pereira de Oliveira e Vinhos Barbeito – vai realizar, entre Março e Abril, dezasseis ações nos três principais mercados de exportação europeus do Vinho Madeira.

Escanção de… água?

Desde o início, quando elaborou o sua primeira carta de águas no restaurante berlinense First Floor, Martin Riese aprendeu a lidar com a incredulidade da clientela. Mas fez o seu caminho e agora capitaliza a fama (e proveito) de ser provavelmente o único escanção de águas nos “States”.

As sombras de Parker

A gradual reforma de Robert Parker, em particular a recente renúncia às provas dos vinhos bordaleses seis meses após a colheita, veio lançar ainda mais dúvidas sobre o epicentro da crítica de vinhos e futuros nomes de referência na cena internacional.

Sangria australiana vendida como vinho

Um blog independente detetou a “habilidade” de um importador londrino de granel australiano, engarrafando-o como “wine based drink” (bebida à base de vinho) e vendendo-o como vinho normal. Com a conivência de algumas cadeias de supermercados, pois claro.

O copo de Olivia Pope

Um simples copo de vinho redondo, de pé alto e vidro eslovaco soprado à mão, é o novo alvo da fúria consumista das donas de casa americanas. Graças à presença assídua na série “Scandal”, da cadeia ABC.

Parker abandona Primeurs e nomeia substituto

Com os ecos da venda da Wine Advocate ainda frescos na memória, o crítico mais influente do planeta dá outro passo suscetível de ampliar a polémica. O mesmo é dizer, abalar a credibilidade do edifício que ele próprio ergueu…

Contrafação II: A arma ideal

A pedido de grandes marcas francesas, um dos maiores especialistas mundiais no combate à contrafação centra a sua atenção no vinho. E depois de percorrer o submundo dos importadores e armazenistas chineses, diz-nos como a indústria se devia defender das falsificações.

O brilho da simplicidade

Não, não é para todos. Nem o espaço o permite. A grande massa aflui ali perto, ao Palácio da Bolsa… Os “wine geeks” sem cura, fiéis de rótulos de culto, esses estacionam mais abaixo, na Ribeira. É numa cave do largo do Terreiro que se reúne a elite: produtores independentes, loucos do terroir e a sua corte de admiradores. Unidos pelo vinho… Simplesmente!

Lagoa na BTL

A pouco mais de um mês do Wine Show na foz do Arade, Lagoa vinga-se do recanto escondido que lhe reservaram o ano passado: a partir de hoje, o município algarvio está em força na BTL. Com música e vinho, muito vinho!

Feiras para que te quero...

Decorrem neste mês de Fevereiro as primeiras feiras de vinho do ano nas grandes superfícies. Claro está, o cronista tinha de meter o nariz nas prateleiras e destapar o que vai por trás dos folhetos promocionais, revelando quanto custam aos produtores as promoções ditas de arromba! É o tema da mais recente missiva, a quarta, do Narigudo.
A descoberta de sementes de videira com 1500 anos retoma o rasto do vinho mais apreciado do período Bizantino. E já se fala em recuperar o Vinho do Negev: o DNA das sementes vai determinar a casta original.

Bem-vindos a Reguengos

Com vinho e Cante alentejano, começa já esta semana o consulado de Reguengos de Monsaraz como Cidade Europeia do Vinho! Espetáculo inaugural na sexta, gala e entrega do título no sábado, a festa do vinho faz-se na planície…
Portugal bateu o recorde das suas exportações totais de vinho em 2014, com 728 milhões de euros facturados, o que representa um aumento de cerca de 1%, face a 2013, segundo dados da Direcção Geral das Alfândegas.

Gigante japonês das bebidas aposta no vinho

O líder japonês das bebidas alcoólicas, Asahi Group Holdings, fez saber que negociou com o Fundo Unison Capital a aquisição de um importante retalhista local de vinhos, por um preço não especificado. O objetivo é corresponder ao crescimento sustentado do consumo de vinho naquela zona do globo.

Queda do Euro é boa notícia

Diversas entidades de produtores, comerciantes e exportadores dos setores vitinícola, mas também da indústria conserveira e do azeite, acreditam que as exportações nacionais poderão ser beneficiadas com a desvalorização do euro.

Essência do Vinho (do Porto e Moscatel) 2015

As provas comentadas de vinhos moscatel, do Porto e de outras proveniências, destacam-se no programa da 12.ª edição da Essência do Vinho, que se realiza de 26 de fevereiro a 01 de março, no Palácio da Bolsa, Porto.

Vinho Na BAnheira

A “selfie” de Amar`e Stoudmire numa banheira de vinho tornou-se viral. Mas desta vez o jogador foi mais longe e deu uma entrevista à ESPN em plena sessão de vinhoterapia...

Amores com arrufos

Vinho e chocolate, duas maravilhas gastronómicas podem ser uma das combinações mais difíceis! Por muito que S. Valentim e o marketing inundem os apreciadores de convites para o casamento, há relações complicadas. Deixamos aqui algumas dicas preciosas para o Dia dos Namorados.

Turismo lança Manual Técnico

O Manuel Técnico de Vinhos é direcionado a apreciadores e matéria de estudo para os estudantes de hotelaria. O livro reúne informação sobre a produção e apresentação de vinhos, e teve lançamento oficial ontem em Lisboa.

A nova casa do vinho mais velho do mundo

O tonel onde residia desde 1718 começou a perder vinho e o melhor da tanoaria gaulesa uniu-se para albergar o branco seco da Alsácia, datado de 1472!

Apreensões a Norte

Entre várias operações conduzidas no Norte do país, a ASAE revela que a maior apreensão teve lugar no concelho de Lousada, onde, numa ação de fiscalização junto de um armazenista engarrafador, foram apreendidas 27.786 garrafas de vinho.

Vinho acorda para a contrafação

O Wineworld lança o primeiro de uma série de artigos dedicados à contrafação no mundo do vinho. Seguramente o mais completo "dossier" sobre a matéria, alguma vez editado em Português!
A anunciada liberalização da vinha, que abre a porta à entrada de novos produtores, faz-se mas com limites apertados. A começar pelo atual mercado de cedência de direitos de plantação, que tem permitido negociatas do tipo alguém arranca uns hectares na Bairrada para outro plantar no Douro ou Alentejo, esse, parece mesmo ter os dias contados.
Abençoado ensino que oferece aos futuros chefs e escanções uma viagem pela gastronomia como a que o cinema proporcionou, nos últimos 4 dias, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.
A cantora pop americana Nicki Minaj acaba de lançar na Europa, via mercado britânico, um dos seus maiores êxitos: a marca de vinho gasificado Myx Fusions Moscato. A versão original desta “alcopop”, por muito que os puristas lhe chamem sangria, não difere do Lambrusco doce e gasoso que enche as prateleiras de vinho dos hipers.

A grande Cacofonia...

Recebemos nova missiva, a terceira, do Narigudo. Desta vez, mete o nariz no inextricável mapa de regiões, sub-regiões, DOCs, CVRs e afins. Definitivamente, comunicar, algo tão simples como pôr em comum, não faz parte da paleta aromática lusitana. E a semiótica, o suporte utilizado para materializar essa comunicação, consegue ser mais complexo que o próprio vinho!

Retrato Real a Rolha

Portugal vai oferecer aos reis de Espanha, Felipe VI e Letícia, um retrato do casal que o artista norte-americano Scott Gunderson efetuou com rolhas de cortiça, para expor no stand português da FITUR (Feira Internacional de Turismo de Madrid).

Apreensão de falsos Barca Velha e Pera Manca

Como quase sempre na Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), a história começa com uma denúncia, que levou uma brigada ao aeroporto de Lisboa. O suficiente para os inspetores poderem seguir o fio à meada, culminando na apreensão de 110 falsas garrafas e 8 indivíduos constituídos arguidos, por crime de fraude.

Polícia recupera vinho roubado

A semana passada, após quase um mês de investigações, 3 delegados do Xerife do condado de Napa apanharam o avião para a Carolina do Norte. Regressaram dois dias depois com 72 das 76 garrafas roubadas da garrafeira do French Laundry.

Algo aconteceu há 10 milhões de anos

Um ramo emergente da genética, a paleogenética, acaba de demonstrar em laboratório o que os cientistas pensavam, em teoria: a capacidade dos hominídeos metabolizarem o etanol é muito anterior às tentativas deliberadas de produzir uma bebida fermentada.
A fotografia é o denominador comum do novo ciclo de exposições do Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, patente até ao próximo dia 10 de maio.

Lagoa Wine Show

Organizada pela Câmara de Lagoa, em parceria com a Rota dos Vinhos do Algarve, o «Lagoa Wine Show» pretende ser uma das maiores mostras de vinhos do sul do país, onde os produtores da região têm 1000 metros quadrados para apresentarem os seus rótulos.

Exit Games no Porto: mistério na adega!

O vinho do Porto é o centro da "trama" montada pela Porto Exit Games, a mais recente atração turística da Invicta, na qual grupos de participantes têm de escapar de uma sala em menos de 60 minutos.

Vinho também é Charlie

Nas últimas semanas, a expressão “Eu sou Charlie” correu mundo. Mas, mais do que simpatia com as vítimas do atentado em Paris, há no vinho um produtor digno desse rótulo. No sentido literal da expressão!

Morreu o Douro. Viva o Douro!

Nada que não se adivinhasse há duas décadas. Mas, ainda que previsível, para quantos conheceram e viveram a região nos últimos 82 anos, a extinção da Casa do Douro desperta nostalgia. Como uma foto, a preto e branco. Saudosismo ampliado pelo vazio em que lança milhares de durienses, pequenos produtores, órfãos de representação desde o dia 1 de Janeiro de 2015.

Austrália: não há fogo sem fumo…

Todos os anos, por esta altura, as televisões mostram imagens de gigantescos incêndios, descontrolados, que consomem bosques e culturas na Austrália. No rescaldo, não se contam apenas videiras queimadas. Para o vinho, a grande ameaça é a nuvem de cinzas que paira sobre a fruta.

Mumm: marketing Hi-Tech!

O Champagne Mumm oferece um estrondoso cocktail de música e velocidade. O primeiro videoclip de ecrã duplo do mundo, repleto de beldades, bombas da fórmula 1 e um DJ famoso. Para quem julgava o vinho um parente pobre do marketing, inimaginável. Talvez até… “Dangerous”! É que depois de ver isto…

Insolvência na Régua, alarme em Gaia!

Um pouco à semelhança do rio onde nasce o vinho, se as comportas não sustêm a correnteza na Régua, o Douro ameaça inundar a ribeira… A imagem aplica-se à insolvência da Casa do Douro e ao impacto que a venda do “stock” de nove milhões de litros pode ter nas Caves de Porto, em V.N. de Gaia.

Verdes Alvarinho em 2021!

O grupo de trabalho mandatado pelo Ministério da Agricultura anunciou ontem os termos definitivos do acordo para estender a toda a Região dos Vinhos Verdes a produção e comercialização da casta alvarinho, que há cerca de 40 anos era exclusivo da sub-região de Melgaço e Monção.

Manifestação anti-alargamento

Algumas centenas de habitantes de Melgaço, na sua maioria viticultores, manifestaram-se esta terça-feira, no Porto, contra o alargamento da denominação Alvarinho à restante região dos vinhos verdes.

Madeira não é só «Madeira»

O estatuto da vinha e do vinho da Região Autónoma da Madeira, foi ontem publicado em Diário da República. A presidente do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, Paula Cabaço, diz à agência Lusa que o documento agora publicado era condição essencial "na criação de novos produtos vínicos".

Robert Parker? Não. Soo Hoo…!

Pela primeira vez em Portugal, abre-se o dossier da venda da Wine Advocate. Em causa, a credibilidade da publicação que, há 30 anos, põe e dispõe na cotação dos vinhos. O crítico de Baltimore ainda dá notas, mas o “Advogado” do consumidor já não é Robert Parker. Muito menos independente. O dono é um importador de Singapura, chamado Soo Hoo Khoon Peng!
Em causa, as autarquias que detêm o exclusivo do Alvarinho: Monção e Melgaço. Ambas de presidência socialista, mas, no caso de Monção, dividindo o executivo camarário “ex-aequo” com o PSD. Não é o caso de Manuel Batista, autarca de Melgaço (à dir. na imagem). Resultado, Monção demarca-se do protesto na recta final das negociações; já o antigo padre de Melgaço não abdica da demonstração de força…

Um brinde à JMF!

Numa altura em que pululam os bares de vinho, a adega de Azeitão eleva a fasquia com um conceito inovador: abre em pleno Chiado, no coração de Lisboa, a 1ª loja “bandeira” de um grande produtor nacional.
Recebemos nova carta do Narigudo. Desta vez, o cronista mete o nariz na dicotomia entre Douro e Alentejo, as regiões dominantes do panorama nacional. Assim a modos que um confronto entre Velho e Novo Mundo!
A revista norte-americana The Wine Advocate (de Robert Parker), uma das mais influentes publicações do planeta vinho, distingue com 99 pontos o Moscatel Superior 1955,da José Maria da Fonseca.
O presidente da CRVV acredita ter a chave do alargamento da denominação Alvarinho: é permitido plantar e produzir em toda a região mas rotulado como Regional Minho. Monção e Melgaço ganham uma designação distintiva – Alvarinho Premium!

«In Vino Bellus»

Rolha a rolha, é o endereço virtual do artista que traduz à letra o espírito da sua obra, pois Conrad Engelhardt consegue descobrir beleza e criatividade no desenrolhar de uma garrafa, convertendo milhares de vedantes em Arte!

Austrália: vinho ao preço da chuva!

Durante anos, a imprensa anglo-saxónica noticiou o que parecia ser o “milagre” económico do vinho australiano. Pois bem, numa incursão pelos supermercados locais, a BBC mostra uma realidade distinta: garrafas de tinto a 1 dólar australiano (0,67 euros), enquanto uma água engarrafada custa 2,5 dólares (1,7 euros).
Podia ser a nota de prova da Lusovini, distribuidora de Nelas, no Dão, virada para os países lusófonos: já fatura 6 milhões por ano e em 2015 espera crescer 20 por cento consolidando posições nos mercados brasileiro, angolano e moçambicano.

Porto de 1815 vai à praça

“É a primeira vez na história que a Ferreira decide levar a leilão uma garrafa tão especial, e, seguindo o legado de Dona Antónia, oferecemos o valor arrecadado a uma instituição de caridade”, anuncia Fernando Guedes, fundador e patriarca do grupo Sogrape. O Vintage mais antigo da Ferreira irá assim à praça, em Londres, na próxima Primavera.

Ladrões limpam garrafeira do French Laundry

O French Laundry, situado em Yountville, no californiano Vale de Napa, celebrou recentemente o 20º aniversário e é reconhecido por ser um dos melhores restaurantes do mundo. É uma das 13 mesas norte-americanas com três estrelas Michelin, distinção que mantém desde que aquele guia classifica restaurantes dos Estados Unidos (2006).

TGV ameaça Sauternes

O ramal do comboio de alta velocidade que liga Paris a Madrid, corta a eito pela região de Graves e ameaça atropelar o vale do Ciron, o frágil ecossistema que dá origem aos nevoeiros outonais na região de Sauternes. Ora, sem aquelas neblinas, não há podridão nobre e sem podridão nobre não há branco doce de Sauternes, tal como o conhecemos!

Vinho de Kate Hudson no Farmville

Kate Hudson e o marido, Matt Bellamy, vocalista da banda britânica Muse, negociaram a colocação da adega e dos vinhos do casal no jogo Farmville 2 Aventuras no Campo! Muito mais do que um simples piscar de olhos à geração X…

12 grandes garrafeiras do planeta vinho!

São lojas que vão muito além das pequenas preferências do apreciador, locais de culto não só pelos vinhos que acolhem mas, sobretudo, pelo estilo, inovação e desenho. Sim, são verdadeiros templos do Design onde percorrer as prateleiras e escolher um vinho é, só por si, uma prazenteira degustação.

As belezas do vinho austríaco

No país do Grüner Veltliner, a fotógrafa Ellen Ledermüller-Reiner mantém o hábito de recrutar as mais verdes e frescas beldades das adegas locais, para mostrar o lado sexy do vinho. E claro, promover os néctares austríacos...

Iniesta, do Barça ao Airbnb

Joga no Barcelona mas também dá uns toques no Airbnb, o site americano de busca e reserva de quartos, permitindo alugar o todo ou parte da nossa própria casa. Oportunidade para desfrutar o vinho manchego do craque espanhol.
Recebemos a primeira carta do "Narigudo"! E com ela inauguramos um espaço de opinião reservado à Direcção que, estamos certos, será caro aos leitores.

O copo que não entorna

Depois de muitas ideias sem aplicação conhecida, dois criativos e artesãos de San Francisco saíram-se com esta: um copo de vinho que não entorna. O duo do Super Duper Studio garante que está esgotado.

Que vinho bebia o Pai Natal?

Como tantos outros costumes e crenças que se perdem no tempo, para converter os povos que preservavam hábitos pagãos, o Cristianismo tratou de adotar (e adaptar) semelhantes tradições. O Pai Natal não foge à regra.

Do Pão ao Vinho

É o terceiro percurso pedestre, de uma rede inicial de quatro, a ser inaugurado no Concelho de Sardoal. A abertura oficial foi no passado dia 13 de dezembro, sábado.
Cerca de 400 produtores da Adega Quintas de Melgaço vão manifestar-se a 13 de Janeiro, no Porto, contra o alargamento da produção de vinho Alvarinho a todos os concelhos da Região dos Vinhos Verdes.

Jogas, mas dás-me uma garrafa de vinho!

Em terras britânicas há que fazer jus ao conhecido humor local. E José Mourinho sabe-o melhor do que ninguém... Vai daí, a boa disposição do treinador na hora de explicar a estreia de Ruben Loftus-Cheek, médio de apenas 18 anos, com a camisola dos "Blues".

Cabo Verde: lava destrói adega “Sodade”

Uma adega destruída e o corte de uma estrada em Chã das Caldeiras são o resultado do avanço da lava que há quase um mês jorra ininterruptamente do vulcão da ilha do Fogo, em Cabo Verde, noticia a imprensa local.
Barcelos encerrou oficialmente, no passado dia 6, a Cidade do Vinho 2014 com um balanço muito positivo de quase um ano de atividades dedicadas ao vinho, à vitivinicultura, ao enoturismo, à gastronomia e a todo um conjunto de tradições culturais ligadas ao vinho e à vinha.

Vinhos de Inverno em Viseu

Depois da Festa das Vindimas de Setembro, onde participaram mais de oito mil pessoas, o município de Viseu promove este fim-de-semana o salão "Vinhos de Inverno".
A segunda reunião sobre o alargamento da D.O. Alvarinho "correu bem", ainda que sem um acordo definitivo. Monção e Melgaço terão uma nova ronda negocial com a restante região dos Vinhos Verdes ainda este mês.

Certificados de origem gratuitos

O Governo aprovou um decreto-lei que torna gratuita a emissão de certificados para vinhos com Denominação de Origem. Finalmente!
Os vitivinicultores portugueses produziram um total de 6,2 milhões de hectolitros de vinho em 2014, o que representa uma ligeira quebra de 0,8% face à campanha anterior.

Cinema a copo

Festival de curtas-metragens sobre o Vinho, o Wine & Flavours Film Festival decorrerá no final de Janeiro, na Escola de Hotelaria de Lisboa, conjugando vinho e audiovisual. Expressar a riqueza e diversidade do país vinícola é o desafio aos mais jovens.

Quanto vinho bebe cada português?

Os portugueses estão a beber menos vinho. Pelo menos, isto é o que indicam as estatísticas mais recentes: cada residente no território nacional consumiu em média 40 litros de vinho em 2013, um pouco menos do que no anterior, segundo revela o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Vamos lá provar a... bica!

Café e vinho têm mais em comum do que se possa pensar. Pelo menos, se o café em causa for Nespresso: à hora de tomá-lo, ativam-se os sentidos e entramos no domínio da degustação. Universo que a Riedel bem conhece, pois o desenho de copos de vinho está intimamente relacionado com o aroma e sabor do néctar ao chegar à boca. Por tudo isso, nas novas chávenas, perdão, copos da Nespresso, trabalharam 16 escanções!

Douro: produção desce 11%

Dado oficial do IVDP, na última vindima, a produção duriense foi de pouco mais de 246 mil pipas. Menos 11% que as produzidas em 2013 (quase 276 mil pipas).

Vida Rural Premeia Virgo

O novo rótulo da Herdade da Torre do Frade, VIRGO, foi distinguido com o galardão anual da revista Vida Rural, na categoria de Marketing.

ViniPortugal aperta o cinto

A ViniPortugal vai investir 7,1 milhões de euros na promoção externa em 2015, anuncia o presidente desta associação interprofissional, Jorge Monteiro. Valor abaixo dos 7,5 milhões que tinham sido orçamentados...
A diretora comercial do Guia Michelin Espanha e Portugal, considera que a gastronomia nacional está marcada pela "diversidade e criatividade" e tem "um futuro muito promissor".

VCC na BBC

A conservadora televisão britânica elogia a nova imagem dos vinhos portugueses no mundo, com a entrada em cena de jovens produtores como Diogo Albino (Virgo), João Almeida (Camaleão) e Rita Marques (Conceito). Rótulos que sobressaem no meio da multidão, defende a BBC.

Guia Miguelín?

Com sarcasmo q.b., um conhecido chefe da nossa praça chamava-lhe Guia Miquelino. Mas, desdobrando o mapa Michelin para a Península Ibérica, melhor seria chamar-lhe… Miguelín! “Nuestros hermanos” contam 8 (oito!) restaurantes com três estrelas, 21 com duas e 143 com uma!

Carrega Júlio!

A 24 de novembro de 2009, Julio Biosca não queria acreditar. Deitou-se no dia anterior ignorando as chamadas e mensagens a avisar que tinha ganho a mais desejada estrela da restauração. Este ano, decidiu retirar do Guia o estabelecimento que a família gere há 4 gerações.

Ultrapassar a África do Sul até 2020

No Forum Vinhos de Portugal que decorre, esta semana, no Palace Hotel da Cúria, a par das ações de promoção a efetuar em 2015, foi também apresentado o Plano Estratégico para a marca Vinhos de Portugal / Wines of Portugal.

Reguengos depois de Jerez!

Reguengos de Monsaraz foi a localidade escolhida pela Rede Europeia das Cidades do Vinho para suceder a Jerez de la Frontera! Pelo caminho ficam as candidaturas da Bairrada (integrando Cantanhede, Anadia, Mealhada, Águeda e Oliveira do Bairro) e de Monção-Melgaço.

Avillez: haverá duas sem três?

É, sem dúvida, o Chef do momento: multiplica aparições televisivas e em 3 anos abriu 6 restaurantes, passando de 12 para 160 funcionários. Percurso coroado com 2 estrelas Michelin.

Emirates aposta no vinho

A companhia aérea sediada no Dubai anuncia um investimento superior a 400 milhões de euros(!) no seu programa de vinho!
Há 14 restaurantes nacionais “estrelados”, mais 2 que o ano passado. O Algarve brilha como nunca e Lisboa já tem um “2 estrelas”! Mas ainda não é desta que Portugal merece a nota máxima, que distingue uma “cozinha excepcional, que justifica a viagem”.

Madeira, uma alegria!

Longe vai o tempo em que exultávamos com referências na imprensa internacional. Mas, no caso do The Telegraph, o elogio ao Vinho da Madeira tem um significado especial: o mercado dá sinais de madurez, erradicando o péssimo hábito britânico de associar o néctar madeirense ao uso culinário…

Como rejuvenescer Velhotes

O maior banco privado venezuelano entrou no negócio do Porto quase por acaso. Concluída a reestruturação da Sogevinus, deixam claro que é para ficar.

Beba vinho. Pela sua saúde!

É recorrente a indústria valer-se do chamado Paradoxo Francês para enaltecer os benefícios do vinho. Mas raras são as pesquisas independentes, de teor científico, sobre as propriedades do resveratrol.

Futuro do turismo à beira mar plantado

Essa é a receita de um estudo internacional que se debruçou sobre o sector turístico de 10 países: diversificar a oferta para se manter como destino preferencial.

Crochet Pentaward

Já foi o enésimo êxito no Clube. Agora é Pentaward! Graças ao design de Rita Rivotti, a garrafa do Crochet recebeu a medalha de ouro nos Pentawards, o maior galardão internacional de design de 'packaging'!
Salve as devidas proporções, foi isso que aconteceu ao cliente de um restaurante norte-americano: ficou em choque com o preço do vinho que tinha bebido. Ignorância dele e da empregada, que sugeriu um tinto californiano de 30... Perdão, 3000 euros!
É a oportunidade para conhecer o engenheiro informático e "Wine Blogger" que melhor soube cavalgar a onda do vinho na net: André Ribeirinho. Uma rede social, um código de identificação de vinhos e um copo inteligente valeram-lhe o reconhecimento da indústria!