REVISTA DE VINHOS E REVISTA WINE PREMEIAM OS MELHORES DO ANO DE 2015

REVISTA DE VINHOS E REVISTA WINE PREMEIAM OS MELHORES DO ANO DE 2015

A Revista de Vinhos e a Revista Wine premiaram (em dois eventos distintos) os melhores vinhos, personalidades, restaurantes, destinos vinícolas e muito mais, relativos ao último ano.



De um lado, uma gala dos “óscares do vinho” apadrinhada pela região de Sangalhos para dar a conhecer os vinhos premiados do ano de 2015, atribuídos pela Revista de Vinhos. Numa cerimónia que contou mais de 1.000 pessoas foram muitas as personalidades agraciadas, os vinhos premiados e os restaurantes distinguidos.

Noutro lado, a 87 km de distância, realizou-se no Porto, mais uma edição do evento: “Os melhores vinhos de 2015”. Com o mesmo objetivo, mas num formato diferente (sem “óscares”), a Revista Wine dava a conhecer os grandes destaques do último ano, em 13 categorias diferentes.

A Winept faz-lhe um resumo do que de mais importante se revelou nestes dois eventos.


“ÓSCARES DE VINHOS” – REVISTA DE VINHOS

“Quais os melhores vinhos para os melhores filmes da academia” – Foi esta a questão que deu o mote à cerimónia de entrega de prémios e que toda a plateia queria ver revelada.

Nesta noite não foram apenas premiados os vinhos. Enólogos, restaurantes, empresas, produtores, adegas entre outros, mereceram lugar de destaque. Fique aqui com os mais relevantes prémios.

 

Senhor do Vinho – Luís Pato




Enólogo do ano: Bernardo Cabral



Enólogo de Vinhos Generosos de 2015: Álvaro van Zeller




Prémio Identidade e Carácter: Niepoort Vinhos




Duas empresas de 2015: Adega Mãe e Quinta do Gradil




Empresa do ano de Vinhos Generosos: Gran Cruz Porto



Produtores do ano:Casa Agrícola HMR e Quinta Vale D. Maria (Lemos & Van Zeller)

Produtor Revelação do ano: Caminhos Cruzados

Confira aqui os restantes prémios:

Adega Cooperativa do ano: Adega Cooperativa da Vidigueira

Prémio Viticultura: Cuba e Alvito (Alentejo) -Nuno Magalhães

Organização Vitivinícola do ano: Comissão Vitivinícola Regional do Dão

Enoturismo 2015: Adega Mayor

Wine Bar do ano: Grapes & Bites Winehouse em Lisboa

Garrafeira do ano: Garage Wines em Matosinhos

Loja Gourmet do ano: Quinta do Saloio no Estoril

Prémio Gastronomia "David Lopes Ramos": Ljubomir Stanisic

Melhor Restaurante do ano: O Paparico no Porto;

Restaurante Cozinha Tradicional Portuguesa de 2015: Restaurante Dom Joaquim - Évora; Campanha Publicitária do ano: Casa da Passarella - "Histórias Escritas com Vinho" -Agência A Transformadora



“OS MELHORES DE 2015” –
REVISTA WINE



 

Em mais uma edição dos “Melhores de 2015”, a Revista Wine premiou aqueles que mais se destacaram na gastronomia e vinhos no país no ano transacto.

Com 13 prémios diferentes atribuídos, a Winept mostra-lhe quem foram os premiados e quais as palavras de cada um dos vencedores, no momento da entrega de prémios.

VINHO DO ANO - Henrique&Henriques - Tinta Negra.

O vinho eleito como melhor do ano foi o vinho da madeira do produtor Henrique& Henriques, o Tinta Negra 50 anos, fundado por Humberto Jardim. Após a entrega do prémio, o fundador da marca mostrou-se “encantado” e “orgulhoso” por vir ao Porto receber a nomeação de melhor vinho, vinho esse que, como refere, já conta com 50 anos de existência.

ENÓLOGO DO ANO – Charles Symington.

O enólogo Inglês Charles Symington, director de produção da Symington Family Estates foi premiado com o galardão de enólogo do ano, revelando-se “satisfeito” por o reconhecimento de um trabalho de muitos anos da sua empresa.

CHEFE DE COZINHA DO ANO – João Rodrigues,

Uma “honra” receber um prémio que apesar de “individual, reflecte um trabalho de equipa”. Foi desta forma que o chefe João Rodrigues, que já foi distinguido como chefe do futuro pela Academia Internacional de Gastronomia, transmitiu o que lhe ia na alma após a entrega do prémio.

RESTAURANTE MELHOR SERVIÇO DE VINHOS DO ANO – Gusto by Heinze Beck.

“Gusto by Heinze Beck” foi o restaurante premiado. Joachim Hartl, gerente do Hotel Conrad Algarve, revelou que se trata de um “reconhecimento do trabalho feito” e não se coibiu de destacar António Lopes (um dos seus colaboradores e também presente na cerimónia) que considerou ter tido um papel crucial “no trabalho de promoção dos vinhos portugueses e na interpretação dessa promoção perante uma clientela internacional”.

RESTAURANTE GASTRONÓMICO DO ANO – Belcanto.

O restaurante Belcanto, em Lisboa, foi distinguido pela sua gastronomia, algo que o sub-chefe David Jesus afirmou representar “o esforço de toda uma equipa” que “trabalha sempre com objectivos claros e definidos”, sendo uma grande “alegria” quando esses são alcançados.

PRODUTO ARTESANAL DO ANO – Lote Reserva de Erva Príncipe, Cantinho das Aromáticas.

O agricultor fundador da Lote Reserva Luís Alves, invocou o início do projecto que nasce da “investigação com duas universidades do Porto” permitindo criar os Lote Reserva. Como refere Alves, este é mais um prémio entre os muitos que já conquistaram a nível internacional.

PRODUTOR DO ANO – Quinta do Mouro.

Miguel Mouro, produtor da Quinta do Mouro, revelou-se “muito contente” pela eleição de produtor do ano, realçando tratar-se de algo único na sua vida.

PRODUTOR REVELAÇÃO DO ANO – Susana Esteban.

A enóloga espanhola Susana Esteban recebeu o “óscar” de produtora revelação do ano de 2015 mostrando-se “encantada” e confessando tratar-se de uma grande “surpresa”.

PERSONALIDADE DO ANO NO BRASIL – João Palhinha

João Palhinha, fundador da distribuidora de vinhos Qualimpor, foi eleito personalidade “canarinha” do ano no que à promoção dos vinhos portugueses no Brasil diz respeito. As palavras de João Palhinha foram de agradecimento à revista Wine, afirmando “tratar-se de um privilégio enorme trabalhar com vinhos portugueses no Brasil” naquele que é “um trabalho de toda uma equipa”.

PERSONALIDADE DO ANO NA GASTRONOMIA – André Magalhães.

André Magalhães, proprietário da Taberna Rua das Flores em Lisboa, foi a personalidade distinguida na área da gastronomia. Para ele este prémio significa “uma motivação para continuar a descobrir mais coisas relacionadas com a gastronomia em Portugal”.

PERSONALIDADE DO ANO NO VINHO – Paula Cabaço.

A presidente do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM), que foi eleita personalidade do ano no vinho enalteceu “o grande significado do prémio” e tal como outros realça tratar-se do reconhecimento “de um trabalho de equipa do instituto do vinho da Madeira”.

 

DESTINO GASTRONÓMICO DO ANO – Setúbal.

“Honra, satisfação e alegria”. Foram estas as palavras da Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria Meira, este domingo, pelo reconhecimento do trabalho de muitos setubalenses.

Segundo a presidente da câmara, o que distingue Setúbal das restantes zonas do país são os “produtos naturais como ostras e pela forma como todo o magnífico peixe é confeccionado”.

PRÉMIO CARREIRA SENHOR DO VINHO – Luís Pato.

O produtor bairradino Luís Pato foi reconhecida com o prémio Carreira Senhor do Vinho pelo contributo notório na divulgação e afirmação dos vinhos portugueses em todo o mundo.

PRÉMIO SOMMELIER DO ANO – João Chambel.

“Ainda não estou bem em mim”. Foram estas as primeiras palavras do vencedor do Sommelier do ano de 2015: o presidente do instituto do vinho da madeira, João Chambel que se mostrou “surpreendido” mas realçando que se trata “do reconhecimento do trabalho” que todos fazem diariamente.

Comente este artigo

* Nome:
* E-mail: (Não Publicado)
   Website: (Url do site com http://)
* Comentário: