VINHO NO ESPAÇO? É POSSÍVEL

Cientistas do Sistema de Produção de Vegetais da NASA – conhecido por Veggie – afirmam que a “viticultura espacial” poderá vir a ser uma realidade próxima, com o uso da tecnologia adequada. A Veggie desenvolveu já uma grande variedade de culturas de legumes e vegetais na Estação Espacial Internacional (EEI) para “divertimento dos astronautas”.

QUANTO MAIOR O COPO, MAIOR O CONSUMO?

Pode parecer estranho mas esta questão tem dado que falar e o consenso está longe de ser alcançado: o tamanho do copo onde se serve o vinho pode influenciar o consumo? Alguns acreditam que sim, outros nem tanto.

BEBE-SE MELHOR, A FALAR DE VINHO

Um estudo recente demonstra que descrições entusiasmadas sobre vinhos podem ter um efeito inesperado, fazendo com que o vinho pareça de facto melhor e mais saboroso.

VINHO E VENDA ONLINE

“O que realmente espero hoje é incentivar o debate sobre como é que uma grande base de dados pode contribuir para ajudar a criar novas ideias e ajudar-nos a promover e a vender melhor o nosso produto” – Foi desta forma que Caty Hughe, a co-fundadora da Enolytics, começou por captar a atenção da plateia, no último dia de conferências no Centro de Congressos do Estoril.

VINHO DA MADEIRA. NÃO É DESTE MUNDO?

O segundo dia do Must Wine Summit, no Estoril, representou a oportunidade de ouvirmos um dos promotores deste evento, o jornalista de vinhos Rui Falcão, que explicou à plateia (principalmente estrangeira) o porquê do vinho da Madeira ser tão especial.

CASTAS ANTIGAS E DESCONHECIDAS

O segundo dia das conferências MUST Wine Summit, no pavilhão dos congressos, no Estoril, abriu com José Vouillamoz, considerado um dos maiores conhecedores sobre a origem e o parentesco das castas, para nos falar de castas antigas, mas aparentemente desconhecidas.

CORTIÇA, QUALIDADE E INOVAÇÃO

O responsável pelo departamento de pesquisa e desenvolvimento na Amorim e Irmãos (desde 2000) começou por introduzir as funções que uma rolha de cortiça deve cumprir – em primeiro lugar, ser um vedante eficaz; em segundo deve preservar as características organolépticas do vinho e finalmente garantir neutralidade sensorial.

ALICE FEIRING EXPLICA O VINHO NATURAL

“Desde 2000 que tenho uma reputação problemática no mundo dos vinhos” – é assim que Feiring começa a sua intervenção na primeira edição das conferências "Must - Fermenting Ideas" que decorrem em Cascais. Foi no início do século XXI que a jornalista e colunista para a secção de vinho e viagens da revista da Time, começou a dedicar-se exclusivamente ao estudo de vinho natural.

FAMÍLIAS DO VINHO

Alguns historiadores atribuem (apenas) ao Marquês de Pombal o papel pioneiro na criação da mais antiga região demarcada do mundo – a região do Alto Douro. Mas na verdade, esta demarcação foi muito mais que uma decisão de um “político iluminado” e sim o resultado de um desenvolvimento económico e social, a Norte de Portugal, o qual se ficou sobretudo a dever à dinâmica de estruturas familiares, muitas das quais se constituíram nas elites do país.

BREXIT FAZ CAIR CONSUMO DE VINHO

Um estudo do Observatório de Política Comercial do Reino Unido, na Universidade de Sussex, prevê que o preço dos vinhos venha a aumentar para os consumidores Ingleses, com a saída do Reino Unido do mercado único europeu, vindo a reduzir-se no futuro a sua importação.