CERVEJA FAZ BEM AO CORAÇÃO.

Beber cerca de meio litro de cerveja por dia (a denominada medida “pint” inglesa) pode reduzir substancialmente o risco de doenças cardiovasculares. É a conclusão de um estudo científico, recentemente efectuado em cerca de dois milhões de adultos no Reino Unido, por cientistas das universidades de Cambridge e College London.

REVISTAS DO VINHO EM POLVOROSA

Uma “revolução” parece estar a acontecer em Portugal, no sector editorial, centrada sobre três das mais históricas publicações sobre vinho e gastronomia do país: Revista de Vinhos, revista Wine e a publicação oficial da Associação dos Escanções – revista O Escanção.
Em muitas regiões, as vindimas já se começam a verificar mais cedo, como resultado do aumento das temperaturas. Esse facto tem aumentado a qualidade do vinho, em certas regiões, pois as uvas podem assim ser apanhadas quando estão mais maduras, antes da mudança estação.

GUERRA DOS TRONOS JÁ É VINHO

O lançamento nos Estados Unidos da nova marca de vinhos “Game of Thrones” (a série de culto “Guerra dos Tronos”) está previsto para o final deste mês de Março. Os vinhos foram criados e produzidos pela empresa californiana Vintage Wine Estates e pelo enólogo Bob Cabral.
Apesar de muitas incertezas, é hoje em dia quase garantido que a maior parte das regiões vitivinícolas sofrerão num futuro próximo falta de água, devido à evapotranspiração. A evapotranspiração é um dos principais efeitos das temperaturas elevadas, consistindo na perda de água do solo por evaporação, em simultâneo com a perda de água da planta pela transpiração.

RESVERATROL … A QUANTO OBRIGAS!

Beber vinho tinto pode atrasar o processo de envelhecimento. Mais que um mito urbano, esta observação já é hoje em dia um facto científico.
O princípio da sustentabilidade é simples e por isso poderoso: criar condições para que o uso que fazemos dos recursos naturais, na satisfação das nossas necessidades presentes, não possa vir a comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras.

LADY GAGA GRIGIO GIRLS

Chegou a vez de Lady Gaga entrar no mundo dos vinhos com o anúncio para muito breve da sua marca Grigio girls. Grigio girls é também o nome de uma das suas últimas canções, gravadas no álbum Joanne, que foi editado em 2016.

HOCKNEY PINTA ROTHSCHILD

O artista plástico David Hockney, que celebra este ano o seu octagésimo aniversário, com uma exposição retrospectiva na Tate gallery, foi a mais recente escolha para ilustrar o rótulo da colheita de 2014 do Château Mouton Rothschild.

CASTAS … PARA QUE VOS QUERO?

É muito curioso que Portugal tenha na sua capital a principal universidade agrícola do país e ainda é mais paradoxal que se dediquem tão escassos recursos humanos e financeiros para o estudo da viticultura nacional.

CAVA DESAFIA CHAMPAGNE

“Cava de Parage Calificado” será a nova arma espanhola contra o domínio da marca “Champagne” na cena internacional dos espumantes de qualidade. Será em breve assinada pelo Ministro da Agricultura de Espanha a regulamentação da nova designação de origem “Cava de Parage Calificado”, com que Espanha pretende competir e fazer frente à imagem de qualidade superior da região de Champanhe.

CRÍTICO MA NON TROPPO

Entrada de veludo, conjunto dilatado e capitoso, aroma morno, suave alcatrão e a terminar com nervo cálido – eh lá! … mas o que é isto? - Um vinho descrito por um crítico! Mas é também uma excelente frase para ser analisada, numa tese de mestrado de semântica ou de hermenêutica…