A cadeia de supermercados inglesa Saibury’s acaba de lançar nas suas lojas o seu primeiro vinho chinês, produzido pela Changyu sob a marca “Noble Dragon Red”, aproveitando a proximidade das festividades do novo ano chinês.

O ESTRANHO CASO DA TOURIGA NACIONAL

Há alguns anos alguém se lembrou (bem…) que Portugal tinha uma casta tão boa e tão diferenciada de tudo a resto que há espalhado pelo mundo, que nela nos podíamos basear como sendo um dos pilares da nossa estratégia de marketing a nível internacional.

MARCAS FANTASMA

Na gíria dos compradores de vinho da grande distribuição, uma marca fantasma é um produto que tem o seu preço hiperinflacionado, com o objectivo de se realizarem acções promocionais extremamente agressivas, normalmente acima dos 50%, 60% ou mais.

FROM SPAIN WITH LOVE

Um experiente operador do mercado do vinho costumava dizer por graça que já tinha passado por duas guerras, mas nunca lhe tinha faltado vinho para vender. A verdade é que ele lá teria as suas razões … A realidade é que Portugal, apesar da sua grande diversidade entre regiões, não deixa de ser um pequeno ou médio produtor de vinho, quando em comparação com o vizinho do lado - Espanha.

A INDÚSTRIA DOS CONCURSOS

Já foi mais comum que nos dias de hoje, mas ainda é fácil encontrarem-se garrafas de vinho em exposição, das prateleiras dos supermercados às lojas da especialidade, ostentando de alto a baixo coleções de medalhas e prémios, com as mais variadas cores e designações.
É já no final deste mês que se realiza a terceira edição do Wine and Flavours Film Festival, um festival dedicado ao vinho, sabores e sétima arte, que troca as famosas pipocas por um bom copo de vinho.