Festival Ibérico regressa a Setúbal

De dia 30 de abril a 3 de maio, os vinhos de Portugal e Espanha vão estar em destaque na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, na 2.ª edição do Festival Ibérico do Vinho.

Bruxelas apoia promoção do vinho verde

A Comissão Europeia vai cofinanciar com quase 1 milhão de euros um programa de promoção de vinho verde português no mercado europeu proposto pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), anunciou o executivo comunitário

Concurso concorrido

A edição de 2015 do Concurso Vinhos de Portugal conta já com 900 vinhos inscritos. Menos centena e meia que o ano passado. A primeira fase de inscrições termina hoje, dia 22 de abril. Até ao fim do mês, a inscrição comporta multa.

ANEBE aplaude intenção do Governo

O secretário-geral da Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas, Mário Moniz Barreto, aplaude a intenção do Governo de proibir o consumo de todas as bebidas alcoólicas, incluindo cerveja e vinho, a menores de 18 anos.

Vinho e cerveja igual a espirituosas

O Ministério da Saúde confirmou que a lei do álcool vai ser revista, para interditar a venda e cedência de cerveja e vinho a menores de 18 anos. A lei em vigor permitia que os maiores de 16 anos pudessem comprar apenas essas duas bebidas alcoólicas.

Ele há copos e… copos!

Beber vinho num piquenique, num concerto, numa ida à praia ou enquanto passeia, é possível. A ideia da Split Wine é para degustar em diferentes momentos e todo tipo de locais, mesmo quando nos esquecemos do saca-rolhas.

França elege “Master of Port”

As inscrições foram prolongadas até 15 de Abril e dão o pontapé de saída para cinco meses de competição que passam por selecções regionais até à prova final de 28 de Setembro na Embaixada de Portugal em Paris.

Porto: regressou o Adegga WineMarket

Voltou este fim de semana à Invicta o evento vínico promovido pela comunidade de enófilos Adegga, com centenas de rótulos e dezenas de produtores.

Crónicas do Narigudo V - O melhor do mundo

Já não se conseguem contar pelos dedos de uma mão a infinidade de vinhos nomeados como “o melhor vinho do mundo”. Os produtores exultam, claro. Pois de facto muitos consumidores acreditam que algo como “o melhor Syrah do mundo” ou “o melhor vinho branco do mundo” pode estar ali à mão de semear, no supermercado ou na loja da esquina...

Um dia, os rótulos serão assim...(?)

Prossegue a cruzada das autoridades norte-americanas contra a obesidade. E claro, as bebidas alcoólicas que acompanham ementas de “fast-food” não escapam ao zelo nutricionista da FDA (Food and Drug Administration), vinho incluído.

Porto: fim do “Love Affair” inglês?

A tradição até pode ser o que era, mas, só por si, não chega para alimentar o namoro com os apreciadores britânicos. Muito menos para cativar novas gerações para um vinho cada vez mais associado a uma bebida dos mais velhos.
Não se trata aqui de vinhos que enchem a boca da crítica. São, isso sim, os rótulos que enchem prateleiras, em todo o mundo! Ao contrário do que muitos julgam, os verdadeiros motores da indústria.