ASAE apreende vinho “adamado”

A fraude terá sido descoberta quando a ASAE detetou um vinho suspeito num restaurante de Sines, que o servia ao consumidor final em garrafas de Moscatel de marcas registadas.
A Sony adquiriu os direitos do romance de Benjamin Wallace e a adaptação ao cinema de “O Vinagre do Bilionário: mistério da garrafa mais cara do mundo” está a ser preparada há anos por Michael Brandt e Derek Haas.

OIV na Cidade do Vinho

Uma deferência da OIV com a planície e com a iniciativa de Reguengos de Monsaraz, respondendo assim ao convite endereçado por Frederico Falcão, Presidente do Instituto da Vinha e do Vinho.

Quanto mais forte, melhor?

À partida, podíamos pensar que o sabor será mais intenso quanto mais forte for o vinho. Mas, segundo uma equipa de investigadores espanhóis, é precisamente ao contrário que tudo se processa no nosso cérebro.

Smartphone, Smartbottle

Garrafas com luzes LED ou sensores de película para rótulos inteligentes, tudo operado por aplicações de telemóvel. Estão aí as “smart bottles”! Resta saber, para quando no vinho…?

Conferência sobre cidades de rio e vinho

O centro histórico de V.N. de Gaia é o tema da conferência "Cidades de Rio e Vinho - Memória, Património e Reabilitação", marcada para amanhã e depois, nas Caves da Calém.

Haja Juízo

O Tribunal de Aveiro decidiu arquivar o procedimento criminal contra um sem-abrigo, pelo furto de vinho no valor de 99 cêntimos. Os factos remontam há precisamente um ano, março de 2014, quando o arguido saiu de um supermercado Minipreço com um pacote de vinho, sem pagar.

TOP 15 Rótulos Eróticos (Parte II)

Com a publicação das últimas 5 entradas do TOP, fica completa esta extraordinária coleção. Sem dúvida uma das mais detalhadas amostras reunidas sobre o recurso ao erotismo, como ferramenta de marketing do vinho.

América alarmada com arsénio no vinho

Há uma queixa em tribunal contra 28 adegas californianas, alegando que o consumo de 2 ou 3 copos por dia de alguns vinhos mais baratos – abaixo dos 10 dólares – a prazo, pode ser tóxico. Entre os acusados figuram “best-sellers” do vinho nos “States”, como a Beringer ou a Sutter Home

Música em cartaz no Lagoa Wine Show

Um cartaz recheado de artistas para acompanhar os vinhos do Sul e dar música ao Lagoa Wine Show, no primeiro fim de semana de Abril, dias 2 a 4, no Centro de Congressos do Arade (Lagoa).

TOP 15 Rótulos Eróticos (Parte I)

Que o sexo vende, todos o sabem. Carros, roupas, comida, lazer… porque não vinho? Claro, depois há quem tome o assunto à letra, em sentido lato ou restrito, bom ou mau gosto e todo o tipo de resultados. Cabe ao leitor apreciar e decidir, sobre a mais completa colecção alguma vez reunida.
Certo, não há pior... Depois de partilhar umas garrafas com amigos, acordar na manhã seguinte com aquele peso na cabeça, com uma bola de hóquei em patins no cérebro. Pragmatismo americano, em vez de moderar o consumo do tinto favorito, porque não manipular o vinho, eliminando os compostos que provocam o mal-estar!?

Mangualde tem nova casa do Vinho

Da videira até à mesa, passando pela elaboração tradicional, todo o ciclo do vinho na sub-região Dão-Lafões passa a ser explicado no centro interpretativo instalado na Adega Cooperativa de Mangualde. Uma obra que custou cem mil euros, projeto financiado pelo Proder (Programa de Desenvolvimento Rural).

Der Sterne! As estrelas da feira...

Disputam a atenção de 40 mil visitantes, entre quase 6 mil expositores de 50 países. Em apenas 3 dias e num aglomerado como a Messe, de Dusseldórfia. Não é para todos. São as estrelas da feira. E algumas falam português…

Machete elogia representação na ProWein

O Ministro dos Negócios Estrangeiros elogiou o vinho português e garantiu apoio às exportações na ProWein 2015, onde estão presentes 333 empresas e entidades portuguesas ligadas ao sector.

O Mundo ao contrário

É o momento alto que o vinho aguarda durante todo o ano. Por cá, as videiras mal despertaram do seu repouso vegetativo, com os primeiros dias de sol a acordarem a planta obrigando-a a “chorar”, mas, no hemisfério Sul, o outono austral bate à porta (20 de Março) e a vindima culmina mais um ciclo vegetativo

Vinho não é investimento

Em declarações à agência Reuters, Robert Parker considera que somando os custos de armazenamento, a lenta valorização e os riscos associados ao vinho, um bem perecível e de fácil deterioração, faz com que o investimento nesta área nem sempre dê frutos.

Symington puxa o lustro à Cockburn

Se a ideia do grupo Symington era deixar o “trade” londrino de cara à banda, convertido ao passado e historial Cockburn em matéria de Porto Vintage, a avaliar pelo nível da prova tê-lo-ão conseguido.
É um barómetro fiel dos rótulos mais procurados (e caros) do planeta e seguramente aquele que melhor reflete as flutuações do exigente mercado britânico. Atualizado mensalmente, o Liv-ex 100 voltou a descer em Fevereiro, ao contrário do sub-índice “Resto do Mundo 50” que continua a subir, mesmo em contraciclo, em grande parte devido ao vinho do Porto.

Herança portuguesa

Todos os anos por esta altura, nos inícios de Março, o vinho é a grande atração do território, durante os 5 dias do festival Wine & Dine. Na edição de 2015, quase 30 mil pessoas acorreram aos stands dispostos em redor da lagoa artificial do luxuoso Venetian Macao.

Nem tudo o que reluz é… vinho.

Apesar da expetativa e mediatismo em redor de um festival gastronómico em Charleston, Carolina do Sul, o vinho naufragado em 1864 estava estragado. Era mais água salgada e enxofre…
O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, I.P. (IVBAM) em conjunto com cinco empresas exportadoras de Vinho Madeira – Henriques & Henriques; Justinos Madeira Wines; H.M. Borges; Pereira de Oliveira e Vinhos Barbeito – vai realizar, entre Março e Abril, dezasseis ações nos três principais mercados de exportação europeus do Vinho Madeira.

Escanção de… água?

Desde o início, quando elaborou o sua primeira carta de águas no restaurante berlinense First Floor, Martin Riese aprendeu a lidar com a incredulidade da clientela. Mas fez o seu caminho e agora capitaliza a fama (e proveito) de ser provavelmente o único escanção de águas nos “States”.

As sombras de Parker

A gradual reforma de Robert Parker, em particular a recente renúncia às provas dos vinhos bordaleses seis meses após a colheita, veio lançar ainda mais dúvidas sobre o epicentro da crítica de vinhos e futuros nomes de referência na cena internacional.

Sangria australiana vendida como vinho

Um blog independente detetou a “habilidade” de um importador londrino de granel australiano, engarrafando-o como “wine based drink” (bebida à base de vinho) e vendendo-o como vinho normal. Com a conivência de algumas cadeias de supermercados, pois claro.

O copo de Olivia Pope

Um simples copo de vinho redondo, de pé alto e vidro eslovaco soprado à mão, é o novo alvo da fúria consumista das donas de casa americanas. Graças à presença assídua na série “Scandal”, da cadeia ABC.

Parker abandona Primeurs e nomeia substituto

Com os ecos da venda da Wine Advocate ainda frescos na memória, o crítico mais influente do planeta dá outro passo suscetível de ampliar a polémica. O mesmo é dizer, abalar a credibilidade do edifício que ele próprio ergueu…