Contrafação II: A arma ideal

A pedido de grandes marcas francesas, um dos maiores especialistas mundiais no combate à contrafação centra a sua atenção no vinho. E depois de percorrer o submundo dos importadores e armazenistas chineses, diz-nos como a indústria se devia defender das falsificações.

O brilho da simplicidade

Não, não é para todos. Nem o espaço o permite. A grande massa aflui ali perto, ao Palácio da Bolsa… Os “wine geeks” sem cura, fiéis de rótulos de culto, esses estacionam mais abaixo, na Ribeira. É numa cave do largo do Terreiro que se reúne a elite: produtores independentes, loucos do terroir e a sua corte de admiradores. Unidos pelo vinho… Simplesmente!

Lagoa na BTL

A pouco mais de um mês do Wine Show na foz do Arade, Lagoa vinga-se do recanto escondido que lhe reservaram o ano passado: a partir de hoje, o município algarvio está em força na BTL. Com música e vinho, muito vinho!

Feiras para que te quero...

Decorrem neste mês de Fevereiro as primeiras feiras de vinho do ano nas grandes superfícies. Claro está, o cronista tinha de meter o nariz nas prateleiras e destapar o que vai por trás dos folhetos promocionais, revelando quanto custam aos produtores as promoções ditas de arromba! É o tema da mais recente missiva, a quarta, do Narigudo.
A descoberta de sementes de videira com 1500 anos retoma o rasto do vinho mais apreciado do período Bizantino. E já se fala em recuperar o Vinho do Negev: o DNA das sementes vai determinar a casta original.

Bem-vindos a Reguengos

Com vinho e Cante alentejano, começa já esta semana o consulado de Reguengos de Monsaraz como Cidade Europeia do Vinho! Espetáculo inaugural na sexta, gala e entrega do título no sábado, a festa do vinho faz-se na planície…
Portugal bateu o recorde das suas exportações totais de vinho em 2014, com 728 milhões de euros facturados, o que representa um aumento de cerca de 1%, face a 2013, segundo dados da Direcção Geral das Alfândegas.

Gigante japonês das bebidas aposta no vinho

O líder japonês das bebidas alcoólicas, Asahi Group Holdings, fez saber que negociou com o Fundo Unison Capital a aquisição de um importante retalhista local de vinhos, por um preço não especificado. O objetivo é corresponder ao crescimento sustentado do consumo de vinho naquela zona do globo.

Queda do Euro é boa notícia

Diversas entidades de produtores, comerciantes e exportadores dos setores vitinícola, mas também da indústria conserveira e do azeite, acreditam que as exportações nacionais poderão ser beneficiadas com a desvalorização do euro.

Essência do Vinho (do Porto e Moscatel) 2015

As provas comentadas de vinhos moscatel, do Porto e de outras proveniências, destacam-se no programa da 12.ª edição da Essência do Vinho, que se realiza de 26 de fevereiro a 01 de março, no Palácio da Bolsa, Porto.

Vinho Na BAnheira

A “selfie” de Amar`e Stoudmire numa banheira de vinho tornou-se viral. Mas desta vez o jogador foi mais longe e deu uma entrevista à ESPN em plena sessão de vinhoterapia...

Amores com arrufos

Vinho e chocolate, duas maravilhas gastronómicas podem ser uma das combinações mais difíceis! Por muito que S. Valentim e o marketing inundem os apreciadores de convites para o casamento, há relações complicadas. Deixamos aqui algumas dicas preciosas para o Dia dos Namorados.

Turismo lança Manual Técnico

O Manuel Técnico de Vinhos é direcionado a apreciadores e matéria de estudo para os estudantes de hotelaria. O livro reúne informação sobre a produção e apresentação de vinhos, e teve lançamento oficial ontem em Lisboa.

A nova casa do vinho mais velho do mundo

O tonel onde residia desde 1718 começou a perder vinho e o melhor da tanoaria gaulesa uniu-se para albergar o branco seco da Alsácia, datado de 1472!

Apreensões a Norte

Entre várias operações conduzidas no Norte do país, a ASAE revela que a maior apreensão teve lugar no concelho de Lousada, onde, numa ação de fiscalização junto de um armazenista engarrafador, foram apreendidas 27.786 garrafas de vinho.

Vinho acorda para a contrafação

O Wineworld lança o primeiro de uma série de artigos dedicados à contrafação no mundo do vinho. Seguramente o mais completo "dossier" sobre a matéria, alguma vez editado em Português!
A anunciada liberalização da vinha, que abre a porta à entrada de novos produtores, faz-se mas com limites apertados. A começar pelo atual mercado de cedência de direitos de plantação, que tem permitido negociatas do tipo alguém arranca uns hectares na Bairrada para outro plantar no Douro ou Alentejo, esse, parece mesmo ter os dias contados.

Wine & Flavours Film Festival: bravo… bis!

Abençoado ensino que oferece aos futuros chefs e escanções uma viagem pela gastronomia como a que o cinema proporcionou, nos últimos 4 dias, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.
A cantora pop americana Nicki Minaj acaba de lançar na Europa, via mercado britânico, um dos seus maiores êxitos: a marca de vinho gasificado Myx Fusions Moscato. A versão original desta “alcopop”, por muito que os puristas lhe chamem sangria, não difere do Lambrusco doce e gasoso que enche as prateleiras de vinho dos hipers.