A grande Cacofonia...

Recebemos nova missiva, a terceira, do Narigudo. Desta vez, mete o nariz no inextricável mapa de regiões, sub-regiões, DOCs, CVRs e afins. Definitivamente, comunicar, algo tão simples como pôr em comum, não faz parte da paleta aromática lusitana. E a semiótica, o suporte utilizado para materializar essa comunicação, consegue ser mais complexo que o próprio vinho!

Retrato Real a Rolha

Portugal vai oferecer aos reis de Espanha, Felipe VI e Letícia, um retrato do casal que o artista norte-americano Scott Gunderson efetuou com rolhas de cortiça, para expor no stand português da FITUR (Feira Internacional de Turismo de Madrid).

Apreensão de falsos Barca Velha e Pera Manca

Como quase sempre na Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), a história começa com uma denúncia, que levou uma brigada ao aeroporto de Lisboa. O suficiente para os inspetores poderem seguir o fio à meada, culminando na apreensão de 110 falsas garrafas e 8 indivíduos constituídos arguidos, por crime de fraude.

Polícia recupera vinho roubado

A semana passada, após quase um mês de investigações, 3 delegados do Xerife do condado de Napa apanharam o avião para a Carolina do Norte. Regressaram dois dias depois com 72 das 76 garrafas roubadas da garrafeira do French Laundry.

Algo aconteceu há 10 milhões de anos

Um ramo emergente da genética, a paleogenética, acaba de demonstrar em laboratório o que os cientistas pensavam, em teoria: a capacidade dos hominídeos metabolizarem o etanol é muito anterior às tentativas deliberadas de produzir uma bebida fermentada.
A fotografia é o denominador comum do novo ciclo de exposições do Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, patente até ao próximo dia 10 de maio.

Lagoa Wine Show

Organizada pela Câmara de Lagoa, em parceria com a Rota dos Vinhos do Algarve, o «Lagoa Wine Show» pretende ser uma das maiores mostras de vinhos do sul do país, onde os produtores da região têm 1000 metros quadrados para apresentarem os seus rótulos.

Exit Games no Porto: mistério na adega!

O vinho do Porto é o centro da "trama" montada pela Porto Exit Games, a mais recente atração turística da Invicta, na qual grupos de participantes têm de escapar de uma sala em menos de 60 minutos.

Vinho também é Charlie

Nas últimas semanas, a expressão “Eu sou Charlie” correu mundo. Mas, mais do que simpatia com as vítimas do atentado em Paris, há no vinho um produtor digno desse rótulo. No sentido literal da expressão!

Morreu o Douro. Viva o Douro!

Nada que não se adivinhasse há duas décadas. Mas, ainda que previsível, para quantos conheceram e viveram a região nos últimos 82 anos, a extinção da Casa do Douro desperta nostalgia. Como uma foto, a preto e branco. Saudosismo ampliado pelo vazio em que lança milhares de durienses, pequenos produtores, órfãos de representação desde o dia 1 de Janeiro de 2015.

Austrália: não há fogo sem fumo…

Todos os anos, por esta altura, as televisões mostram imagens de gigantescos incêndios, descontrolados, que consomem bosques e culturas na Austrália. No rescaldo, não se contam apenas videiras queimadas. Para o vinho, a grande ameaça é a nuvem de cinzas que paira sobre a fruta.

Mumm: marketing Hi-Tech!

O Champagne Mumm oferece um estrondoso cocktail de música e velocidade. O primeiro videoclip de ecrã duplo do mundo, repleto de beldades, bombas da fórmula 1 e um DJ famoso. Para quem julgava o vinho um parente pobre do marketing, inimaginável. Talvez até… “Dangerous”! É que depois de ver isto…

Insolvência na Régua, alarme em Gaia!

Um pouco à semelhança do rio onde nasce o vinho, se as comportas não sustêm a correnteza na Régua, o Douro ameaça inundar a ribeira… A imagem aplica-se à insolvência da Casa do Douro e ao impacto que a venda do “stock” de nove milhões de litros pode ter nas Caves de Porto, em V.N. de Gaia.

Verdes Alvarinho em 2021!

O grupo de trabalho mandatado pelo Ministério da Agricultura anunciou ontem os termos definitivos do acordo para estender a toda a Região dos Vinhos Verdes a produção e comercialização da casta alvarinho, que há cerca de 40 anos era exclusivo da sub-região de Melgaço e Monção.

Manifestação anti-alargamento

Algumas centenas de habitantes de Melgaço, na sua maioria viticultores, manifestaram-se esta terça-feira, no Porto, contra o alargamento da denominação Alvarinho à restante região dos vinhos verdes.

Madeira não é só «Madeira»

O estatuto da vinha e do vinho da Região Autónoma da Madeira, foi ontem publicado em Diário da República. A presidente do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, Paula Cabaço, diz à agência Lusa que o documento agora publicado era condição essencial "na criação de novos produtos vínicos".

Robert Parker? Não. Soo Hoo…!

Pela primeira vez em Portugal, abre-se o dossier da venda da Wine Advocate. Em causa, a credibilidade da publicação que, há 30 anos, põe e dispõe na cotação dos vinhos. O crítico de Baltimore ainda dá notas, mas o “Advogado” do consumidor já não é Robert Parker. Muito menos independente. O dono é um importador de Singapura, chamado Soo Hoo Khoon Peng!
Em causa, as autarquias que detêm o exclusivo do Alvarinho: Monção e Melgaço. Ambas de presidência socialista, mas, no caso de Monção, dividindo o executivo camarário “ex-aequo” com o PSD. Não é o caso de Manuel Batista, autarca de Melgaço (à dir. na imagem). Resultado, Monção demarca-se do protesto na recta final das negociações; já o antigo padre de Melgaço não abdica da demonstração de força…

Um brinde à JMF!

Numa altura em que pululam os bares de vinho, a adega de Azeitão eleva a fasquia com um conceito inovador: abre em pleno Chiado, no coração de Lisboa, a 1ª loja “bandeira” de um grande produtor nacional.
Recebemos nova carta do Narigudo. Desta vez, o cronista mete o nariz na dicotomia entre Douro e Alentejo, as regiões dominantes do panorama nacional. Assim a modos que um confronto entre Velho e Novo Mundo!
A revista norte-americana The Wine Advocate (de Robert Parker), uma das mais influentes publicações do planeta vinho, distingue com 99 pontos o Moscatel Superior 1955,da José Maria da Fonseca.
O presidente da CRVV acredita ter a chave do alargamento da denominação Alvarinho: é permitido plantar e produzir em toda a região mas rotulado como Regional Minho. Monção e Melgaço ganham uma designação distintiva – Alvarinho Premium!

«In Vino Bellus»

Rolha a rolha, é o endereço virtual do artista que traduz à letra o espírito da sua obra, pois Conrad Engelhardt consegue descobrir beleza e criatividade no desenrolhar de uma garrafa, convertendo milhares de vedantes em Arte!

Austrália: vinho ao preço da chuva!

Durante anos, a imprensa anglo-saxónica noticiou o que parecia ser o “milagre” económico do vinho australiano. Pois bem, numa incursão pelos supermercados locais, a BBC mostra uma realidade distinta: garrafas de tinto a 1 dólar australiano (0,67 euros), enquanto uma água engarrafada custa 2,5 dólares (1,7 euros).
Podia ser a nota de prova da Lusovini, distribuidora de Nelas, no Dão, virada para os países lusófonos: já fatura 6 milhões por ano e em 2015 espera crescer 20 por cento consolidando posições nos mercados brasileiro, angolano e moçambicano.

Porto de 1815 vai à praça

“É a primeira vez na história que a Ferreira decide levar a leilão uma garrafa tão especial, e, seguindo o legado de Dona Antónia, oferecemos o valor arrecadado a uma instituição de caridade”, anuncia Fernando Guedes, fundador e patriarca do grupo Sogrape. O Vintage mais antigo da Ferreira irá assim à praça, em Londres, na próxima Primavera.

Ladrões limpam garrafeira do French Laundry

O French Laundry, situado em Yountville, no californiano Vale de Napa, celebrou recentemente o 20º aniversário e é reconhecido por ser um dos melhores restaurantes do mundo. É uma das 13 mesas norte-americanas com três estrelas Michelin, distinção que mantém desde que aquele guia classifica restaurantes dos Estados Unidos (2006).

TGV ameaça Sauternes

O ramal do comboio de alta velocidade que liga Paris a Madrid, corta a eito pela região de Graves e ameaça atropelar o vale do Ciron, o frágil ecossistema que dá origem aos nevoeiros outonais na região de Sauternes. Ora, sem aquelas neblinas, não há podridão nobre e sem podridão nobre não há branco doce de Sauternes, tal como o conhecemos!

Vinho de Kate Hudson no Farmville

Kate Hudson e o marido, Matt Bellamy, vocalista da banda britânica Muse, negociaram a colocação da adega e dos vinhos do casal no jogo Farmville 2 Aventuras no Campo! Muito mais do que um simples piscar de olhos à geração X…